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Detalhes de curso online de alarme automotivo

A segurança do carro é uma preocupação constante para todos motoristas. Conheça o sistema de alarme automotivo e aprenda dicas de segurança contra roubos. Saiba também quais são os tipos de alarmes disponíveis, suas características e os procedimentos para a instalação e a manutenção do sistema.Coleção Cursos Light: Conteúdo rápido e simples para o seu dia-a-dia.

Turma disponível: 09/08/2015

Carga horária: 6 horas

Duração: 30 dias

Conteúdo do Curso

Apresentação; Unidade 1 Alarme Automotivo: Conceitos e Definições; Sistema de Alarme Automotivo; Componentes do Sistema; Dicas para Evitar Roubos de Automóveis; Unidade 2 A Escolha do Alarme Automotivo; Variedades de Alarmes; Tipos de Alarme; Projetos: Trio Elétrico; Unidade 3 Considerações na Instalação; Instalação de Alarme Automotivo; Manutenção; Falhas no Funcionamento

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a hora e a vez do rh estratégico

Sebastião Guimarães
Atualmente, o termo “RH estratégico” vem sendo utilizado pelos profissionais de Recursos Humanos das grandes empresas. Mas, para alguns, RH estratégico ainda é um “sonho para ser sonhado”. Hoje o RH precisa ter concentração no core business; ter ênfase nos objetivos e resultados da empresa; gerenciar vários processos relacionados à gestão das pessoas. Sem foco na estratégia, não há como alinhar a gestão de pessoas com os objetivos organizacionais. Como nos ensinou Peter Drucker, “o mais importante é identificar o que não fazer”. E no caso do RH tradicional, há muitas atividades, principalmente operacionais, que podem ser delegadas, terceirizadas ou simplesmente eliminadas. Tomar essa decisão significa liberar tempo para que os profissionais de Recursos Humanos invistam no seu foco principal. A NP 4427:2004 - Sistemas de gestão de recursos humanos (1) – em sua introdução, deixa bem clara qual deve ser o foco do RH, ao afirmar: “[...] a gestão de recursos humanos deve tratar de atrair, manter e desenvolver as pessoas que desempenham actividades para a organização [...]“ As competências do RH Estratégico estão, indiscutivelmente, relacionadas com "Pessoas": · atrair pessoas competentes; · desenvolver as competências das pessoas; · manter pessoas competentes. A princípio, isto parece ser o óbvio. Corresponde ao WHAT (o que), mas se nos aprofundarmos na análise do WHO, WHEN, WHY, WHERE e HOW (Quem, Quando, Por quê, Onde e Como), concluímos facilmente, que as atividades do RH influem, de modo direto, na melhoria do desempenho, de todos os setores da organização, daí sua grande complexidade e importância. Considerando a importância estratégica do RH, a International Standardization Organization – ISO, desenvolveu a Norma ISO 10015: Gestão da Qualidade – Diretrizes para treinamento. Esta norma foi editada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2). De acordo com a ISO 10015, o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para atingir, entre outros, os seguintes resultados estratégicos: * aumentar a produtividade, as vendas, o lucro, o retorno do investimento; * reduzir custos, desperdícios, acidentes, rotatividade do pessoal, e * melhorar continuamente a Gestão da Qualidade. A ISO 10015 deixa claro que o treinamento é um investimento e não uma despesa, e deve ser desenvolvido para obter resultados significativos e mensuráveis, de acordo com os objetivos estratégicos da organização. Investir no treinamento dos profissionais de RH é uma necessidade essencial a ser suprida, pelas organizações que desejam implementar as normas de gestão. Para serem estratégicos, os profissionais de RH precisam desenvolver as competências necessárias para implementar a ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento – e outras Boas Práticas de RH. De modo geral, o profissional de RH tem uma boa formação, perfil de empreendedor e de agente de mudança. Conhecendo a ISO 10015 e outras ferramentas relacionadas com a Gestão de Pessoas, o profissional de RH estará apto para enfrentar os desafios de uma área estratégica. A hora é agora. Sebastião Guimarães, [email protected] Referência bibliográfica (1) Norma Portuguesa 4427 de 2004 – Sistema de gestão de recursos humanos – Requisitos – pág. 4 – www.ipq.pt (2) Norma ABNT NBR ISO 10015:2001 Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento – www.abnt.org.br

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.




matemática financeira

Na escola, a matemática é a vilã da maioria das pessoas, ela parece ser um monstro que todos temem e não ousam chegar perto, mas mesmo assim, com todo esse preconceito com a matemática, ela é essencial e se faz presente na vida de todo mundo, sem ela é impossível realizar diversas funções importantes em nosso cotidiano. Uma das áreas mais comuns da matemática sobre as ações humanas é a financeira, através dela é possível empregar diversas operações econômicas. A matemática financeira é facilmente encontrada, toda e qualquer movimentação econômica que realizamos, se encaixam nesse conceito. Financiamento, empréstimos, compras e vendas, aplicações, uso de cartão de crédito e débito, todas essas e outras ações financeiras tem a essência da matemática financeira dentro de si. Sua metodologia auxilia na contagem as taxas de juros, realizam as contas para se aplicar os descontos, rendimento de poupança, enfim, ela realmente se aplica em tudo que está relacionado a finanças. Mesmo não gostando, a matemática sempre estará presente em sua vida, mesmo sem perceber, você realiza operações matemáticas. Ao receber seu salário, pagar o aluguel da casa, comprar uma roupa nova, sempre a matemática financeira estará lá, e sempre para te beneficiar.




conceitos de treinamento

 A literatura especializada apresenta uma profusão de conceitos sobre a atividade de treinamento. Isso provoca uma confusão de conceitos sobre “treinamento.” OATLEY in HAMBLIN, 1977 (p.19) Qualquer atividade que procura, deliberadamente, melhorar a habilidade de uma pessoa no desempenho de uma tarefa. HESSELING in HAMBLIN, 1978 (p.18) Sequência de experiências ou oportunidades destinadas a modificar o comportamento para atingir um objetivo declarado. HAMBLIN, 1978 (p.15) Treinamento abrange qualquer tipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro. FERREIRA, 1979 (p.219) Treinamento dentro de uma empresa poderá objetivar tanto a preparação do elemento humano para o desenvolvimento de atividades que virá a executar, como desenvolvimento de suas potencialidades para o melhor desempenho das que já executa. CHIAVENATO, 1985 (p.288) Processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. TOLEDO, 1986 (p.88) Treinamento na Empresa é ação de formação e capacitação de mão de obra, desenvolvida pela própria organização, com vistas a suprir suas necessidades. MACIAN, 1987 (p.9) É uma forma de educação. Sua característica essencial consiste em educar para o trabalho. GOLDSTEIN in VARGAS, 1991 (p.127) Processo de aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria da performance no trabalho. ANDRADE e CASTRO, 1996 (p.112) Caracteriza-se pelo esforço despendido pelas organizações para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus integrantes. Tem como propósito a identificação e a superação de deficiências no desempenho de empregados, a preparação de empregados para novas funções e a introdução de novas tecnologias.




trabalho e administração - o céu é o limite!

Posso garantir para quem realiza algum tipo de trabalho de administração, o Céu é o limite! Quem se prepara para administrar estará encontrando uma variedade de carreiras dentro da organização. A pessoa se sentirá motivada no exercício de seus talentos e com satisfação, sentindo-se um “experts”. E isso acontece em qualquer tipo de profissão, pois quanto mais você realiza o trabalho de administração, mais você vai querer testar suas habilidades e competências, buscando novas fontes de informações e agregando mais conhecimentos. A pessoa avalia o nível de competência adquirida para a função conquistando com sucesso os obstáculos impossíveis e na medida em que vão progredindo irão procurando novos desafios. Em uma organização cada função tem seu valor individual. Somente se pode remunerar com precisão o ocupante de um cargo se conhecer o valor desse cargo em relação aos demais cargos da empresa e da situação do mercado. Peter Drucker dizia que o Gerente que não pode gerenciar seu próprio tempo não consegue gerenciar nada mais. A pessoa que não sabe administrar o seu tempo de trabalho é porque passa a maior parte do dia pensando no que vai fazer em primeiro lugar e a outra parte reclamando que não tempo para fazer nada.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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