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conhecimentos necessários de um corretor de imóveis

Noções de engenharia: • PLANTA: é o desenho no plano horizontal – É o objeto visto na sua projeção. • PLANTA DO PAVIMENTO: facilita ver todos os componentes do empreendimento. É um corte horizontal feito acima do piso. • ELEVAÇÃO / FACHADA: é o desenho no plano vertical. • CORTES: Mostram as partes internas do empreendimento. • PERSPECTIVA: é o desenho visto sobre o plano vertical e horizontal. • PÉ-DIREITO: Altura livre entre o piso e o teto. • ALINHAMENTO: limite do lote do terreno em relação ao logradouro público. • RECUO: distância da construção a todas as divisas. • PROJETO ARQUITETÔNICO: é a arte e a técnica do projeto • ESCALA: é a comparação entre a medida do desenho e a dimensão real. • De acordo com LEI COMPLEMENTAR Nº 84 DE 06 DE JULHO DE 1993, toda construção, reforma, ampliação de edifícios, bem como demolição parcial ou total, efetuadas por particulares ou entidade pública, a qualquer título, é regulada pela presente lei complementar, obedecidas, no que couber, as disposições federais e estaduais relativas à matéria e as normas vigentes da ABNT. - Planta de situação do terreno na quadra, contendo a orientação Norte–Sul e a distância para a esquina mais próxima; - Implantação da edificação no terreno, na escala adequada, devidamente cotada, com todos os elementos que caracterizam o terreno, suas dimensões, recuos de todos os elementos salientes, reentrantes, áreas e poços, além de todo elemento existente no passeio fronteiriço; - Planta de todo pavimento, na escala adequada, devidamente cotada, com as dimensões dos ambientes, sua destinação e área, vãos de iluminação e ventilação, além da indicação dos níveis dos pisos. - Cortes ou perfis, longitudinais e transversais, que contenham a posição da edificação a ser construída, sua altura e todos os elementos salientes ou reentrantes, a identificação precisa do número de pavimentos, com indicação dos respectivos níveis, e da escada, quando houver; - Todas as fachadas distintas do edifício com a respectiva indicação dos materiais a serem utilizados. - PLANTA DE LOCAÇÃO: Indica a posição da construção dentro do terreno. Pode-se fazer um desenho único com a locação e a planta de cobertura. A planta de locação não se limita a casa ou construção. Ela deve mostrar os muros, portões, árvores existentes ou a plantar, a calçada ou passeio e, se necessário às construções vizinhas. - PLANTA BAIXA: Indica o destino de cada compartimento e suas dimensões: as áreas dos pavimentos, as dimensões e áreas dos vãos de iluminação, e a posição de todas as divisas do lote. As cotas constantes dos projetos deverão ser escritas em caracteres claros e facilmente legíveis. Essas medidas prevalecerão no caso de divergência com as medidas tomadas no desenho. - FACHADA: designação de cada face de um edifício. Frontaria ou frontispício é geralmente o nome que se dá à fachada da frente, a que dá para a rua. Na linguagem mais comum, constitui apenas, esse caso, a “fachada principal”. As outras serão denominadas de fachada posterior, ou fachada lateral. O conjunto de fachadas e sua composição plástica darão, em volume, a caráter, a fisionomia do edifício. Essa composição das fachadas é feita através do tratamento do plano, das superfícies, dos cheios e vazios, da modernatura, dos materiais e sua textura e da cor. - ELEVADORES- Segundo a LEI COMPLEMENTAR Nº 387 DE 13 DE ABRIL DE 2.000 das normas técnicas das edificações em geral, fica estabelecido que: • É obrigatória a instalação de, no mínimo, um elevador nas edificações de mais de três pavimentos acima do térreo, e de, no mínimo, dois elevadores, no caso de mais de sete pavimentos acima do térreo. • Na contagem do número de pavimentos não é computado o último, quando de uso exclusivo do penúltimo, ou destinado a dependências de uso comum do condomínio ou, ainda, dependências de zelador.




as teorias administrativas e o ambiente organizacional como sistemas

Conceito da Administração De acordo com Lacombe (2004), administrar é o conjunto de esforços que tem por objetivo: planejar, organizar, dirigir ou deliberar, coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum. Também pode ser visto como um conjunto de princípios, normas, decisões e ações visando aproveitar da melhor forma as circunstâncias externas, de modo a utilizar o mais eficientemente possível os recursos de que dispõe a organização (pessoas, máquinas, materiais, informação e capital), para fazê-la sobreviver e progredir, porém nem sempre a administração foi vista dessa forma. A administração passou por uma evolução, onde suas teorias foram sendo aperfeiçoadas dia após dia. Num conceito universal de administração, temos: é o processo de planejar, organizar, liderar, controlar e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos por ela. Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Analisemos, então, as Teorias Administrativas.Teorias Administrativas – Um Breve Discurso A administração nem sempre foi vista como CIÊNCIA, porém com o passar dos anos e com o aumento dos estudos nessa área, teorias foram sendo traçadas a respeito do ato de administrar. Podemos assim dizer que essas teorias foram pioneiras. Vejamos cada uma delas: A Teoria da Administração Científica Tem como precursor Frederick W. TAYLOR (1856–1915), considerado o fundador da moderna teoria geral da administração. Sua abordagem típica era a ênfase nas tarefas. O nome administração científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. Taylor teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da sua época, pois sua preocupação original era a de tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e, ainda, elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial mediante a racionalização do trabalho. Henry Ford (1863–1947) foi um dos seus seguidores e é representante de uma grande contribuição da indústria à formação da teoria clássica da administração, pois com sua visão prática, busco solidificar o conceito e aplicação de EFICIÊNCIA numa fábrica de automóveis. Para Ford, a empresa dividi-se em dois níveis: a) Planejamento: elaboração de métodos e o trabalho propriamente dito. b) Execução: os operários efetuariam o trabalho que era lhes era entregue em mãos, assegurando um ritmo constante.




coaching de liderança

Por meio do coaching profissional desenvolve-se a competência para administrar as mudanças e produzir resultados eficientes e eficazes dentro da dinâmica organizacional. Apesar de serem voltadas para o aprimoramento profissional, as intervenções do processo questionam o conhecimento de si mesmo sendo capazes de suscitar, também, mudanças pessoais e de projetos de vida, pois as áreas se interligam e podem ser consideradas interdependentes. Considerando-se o processo de coaching extremamente amplo e complexo, para viabilizar uma compreensão mais apurada de todas as possibilidades de intervenção, subdividiu-se o coaching profissional em áreas distintas.   Uma delas é o Coaching de Liderança. O Coach para liderar é conhecido como o processo é direcionado ao líder para que seja possível potencializar o desenvolvimento de habilidades técnicas de gestão, de coordenação e de direção de suas equipes. Promove a desenvoltura para trabalhar com conflitos e planos sucessórios, bem como auxilia o novo líder a assimilar seu novo papel, definindo e implementando seus objetivos para a equipe, na intenção de conquistarem os resultados planejados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.




níveis estratégicos abrangem toda a empresa

A administração contemporânea está mudando significativamente o paradigma que o planejamento estratégico, ou administração estratégica, é exclusivo da diretoria ou alta gerência. Atualmente, no processo de elaboração de estratégias é cada vez mais frequente o envolvimento de todos os níveis hierárquicos de uma organização, com objetivo de concentrar todos os esforços em busca dos melhores resultados. Se uma empresa detém a administração estratégica nas mãos apenas da diretoria e gerência, vai tonar mais difícil para pessoas com cargos de nível hierárquico menor fazerem parte do processo. Assim, em vez de facilitador da administração, a organização terá um “dificultador” do processo.


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