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Descrição

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partes de uma reunião - ata

O que é ata? Ata é o registro de tudo que se passou em uma reunião. Deve ser sempre escrita durante a reunião e nunca depois, para que não se perca nenhum detalhe, nenhuma resolução ou dificuldade que tenha havido durante a reunião. Deve ser sempre um registro fidedigno da reunião. Toda ata deve conter a data, hora e o nome de todas as pessoas presentes. A assinatura de todas as pessoas que participaram da reunião na ata também é indispensável para que se possa ”lavrar a ata”, isto é torná-la um instrumento oficial de registro da reunião. Essas assinaturas não precisam ser colhidas no mesmo dia, podendo ser colhidas alguns dias depois, após a ata ser passada a limpo, sempre pela mesma pessoa que fez o registro da reunião. A pessoa escolhida para fazer a ata deve ser sempre alguém que não terá outra função na reunião, jamais o líder ou coordenador. Esta pessoa deverá ter facilidade de compreensão e capacidade de escrever rapidamente. Deverá ser ágil, atenta e instruída a perguntar quando tiver alguma dúvida a respeito das decisões tomadas e dos nomes das pessoas que estão com a palavra. Na conclusão da ata deverá conter as deliberações tomadas e constar também às tarefas dadas a cada pessoa com prazos e nomes. A ata da reunião anterior deverá ser sempre lida na abertura de cada reunião para que aqueles que participaram e também os que não participaram tomem ciência de todos os fatos discutidos e as suas resoluções. A ata não permite que haja qualquer modificação posterior, o seu formato não permite a quebras de linha eletivas, espaçamentos verticais e uso de parágrafos, ocupando virtualmente todo o espaço disponível na página. As características básicas da formatação de atas são:• Texto completamente contínuo, sem parágrafos ou listas de itens - ou seja, reduzido como se o texto inteiro fosse um único e longo parágrafo; não é permitido espaços em branco; • Números, valores, datas e outras expressões sempre representadas por extenso; • Sem emprego de abreviaturas ou siglas; • Sem emendas, rasuras ou uso de corretivo; • Todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu…); Caso a ata esteja sendo registrada diretamente em livro de atas manuscrito, as correções e revisões do texto não serão possíveis. Neste caso, se houver erro do Secretário, o mesmo deverá ser imediatamente corrigido sem rasurar ou emendar, mas sim usando o “digo”, como no exemplo: “(…) O diretor propôs adquirir imediatamente vinte mil, digo, trinta mil unidades de matéria-prima (…)”. Caso perceba-se o erro apenas ao final da composição da ata, mas antes que a mesma seja assinada, pode-se retificar no término do texto, como no exemplo: “Em tempo: onde consta ‘vinte mil unidades de matéria-prima’, leia-se ‘trinta mil unidades de matéria-prima’”.




resolução de reclamações

Dentre os aspectos de excelência em serviços, um dos citados foi o atendimento às reclamações dos clientes. Como fora falado anteriormente, da importância na qualidade do atendimento aos clientes na prestação de serviços, hoje as empresa têm dado grande foco à resolução de reclamações dos clientes. No ambiente de negócios internacional, isto torna-se vital, dado que a distância existente entre os produtores dos serviços e seus mercados-alvo acaba por dificultar ainda mais que um cliente insatisfeito possa ser atendido corretamente pela empresa. No entanto, com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, como a telefonia e principalmente a internet, tem havido uma facilidade cada vez maior de aproximar cliente e empresa, mesmo transcontinentalmente. Serão apresentadas agora algumas das soluções discutidas para procurar solucionar os problemas de solução de reclamações dentro dos SAC - Sistemas de Atendimento aos Clientes. Remoção de Barreiras Um dos principais benefícios dos avanços tecnológicos neste caso é a diminuição de barreiras (principalmente as geográficas), quando no atendimento das reclamações. As maiores empresas do mundo têm terceirizado todo o atendimento de telemarketing para a Índia, que é um dos países que mais cresce no mundo, além de possuir um sistema educacional que tem preparado os profissionais para atender a clientes de serviços tecnológicos. Com certeza, em se tratando de empresas que atuam em outros países, uma das principais barreiras é a diferença de língua, e por mais que a Índia possua 100% dos universitários falando o inglês, ainda existe o problema do sotaque diferente, mas que não impede que o atendimento seja realizado sem maiores problemas. Desenvolvimento de Critérios de Contratação O primeiro é o desenvolvimento de critérios de contratação adequados ao perfil de atendimento desejado pela estrutura de atendimento criadas pela empresa. Via de regra as empresa criarão um setor de Serviço de Atendimento aos Clientes (SAC), que será composto por atendentes de telemarketing que possuam a habilidade específica de ouvir às reclamações dos clientes com atenção e educação, tendo sempre como meta o cliente satisfeito ao final. Na contratação de funcionários para realizar este atendimento, deve-se realizar simulações de atendimento com clientes, procurando identificar nos candidatos o potencial de cada um. Desenvolvimento de Programas de Treinamento Além da contratação ter de ser realizada de forma adequada, depois que os funcionários forem contratados é importante que já exista todo um planejamento dos treinamentos a serem realizados.




10 dicas incríveis para aproveitar melhor o iphone

  O iPhone tem tantas funções incríveis que a gente acaba não descobrindo todas, né?! Por isso, eu estou aqui pra te mostrar alguns segredinhos que vão melhorar muito o desempenho do seu aparelho e a maneira de como você usa ele. Olha só! 1.Não perturbe! Têm momentos que não se pode ou não se quer receber notificações. Pra isso, basta usar a função “Não perturbe”. Vá em “Ajustes”e ative o botão “Não perturbe”. Dá pra definir o tempo que você quer que a ferramenta fique ativa. Neste período, se quiser receber notificações de alguém em especial, é só especificar em “Permitir Ligações De”.  

    2.Esconda os apps que não quer usar Muitos aplicativos que estão no celular já vieram instalados pela Apple e, apesar de alguns nem usar, você não consegue desinstalar! Bom, nesse caso, o único jeito é esconder eles… Vá em “Ajustes > Geral > Restrições”, digite a senha e esconda os apps que não quer mais ver. 3.Notificações com flash Você sabia que pode usar o flash da câmera do seu celular como notificação de mensagem? Olha só, vá em “Ajustes > Geral > Acessibilidade” e ligue o “Flash do LED para Alertas”. 4.Apps que mais consomem a bateria É possível ver quais são os aplicativos que mais consomem bateria do seu iPhone indo em “Ajustes > Geral > Uso > Uso de Bateria”. Assim, se tiver algum que você nem usa muito, dá pra desinstalar e poupar a bateria. Divulgação/Apple




definição de projetos

Basicamente os projetos têm como finalidade de criar algo único, algo diferente do que já existe no mercado, sendo que para ser projeto tem que requerer algumas características como inicio, meio e fim. Todas as organizações se propõem em criar projetos que visa implementar ou facilitar o processo no desenvolvimento no mercado, mas desenvolver projetos não é tão fácil, pois a empresa executora dos projetos é responsável pela execução e trabalho em cima de fatores internos e externos da organização, tais como: prazo, custo entre outros.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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