SITE SEGURO Pesquise os produtos no QueroBarato! e compre diretamente nas maiores lojas do Brasil.

Disponível em Walmart

Agua Y Agronomia em Walmart

Vendido e entregue por Walmart.

Tempo restante para atualização de preço e dados deste produto. Loja Walmart!

Agua Y Agronomia

Encontrar semelhantes a Agua Y Agronomia

Capinha Rígida Agronomia Para Smartphone Galaxy S3 - Enjoy Mobile

Adesivo Country Agronomia 5631 Selaria Guiricema Branco

Lupa Led De Mao Profissional Ampliação 12x Joalheria Agronomia Multiplas Funcoes

Colar Duplo Amor Pela Profissão Agronomia Agrônomo Folheado

Pingente Profissão Engenharia Agronomia Folheado Ouro 18k

Adesivo Country Eu Curto Agronomia 6000 Selaria Guiricema

Adesivo Country Agronomia 6002 Selaria Guiricema Branco

organização, sistemas e métodos - considerações sobre o layout

organização, sistemas e métodos - considerações sobre o layout


Organização, Sistemas e Métodos – Considerações sobre o LAYOUT
Recentemente, terminei o curso de OSM – Organização, Sistemas e Métodos, aqui no Portal Educação, e achei bem relevante a abordagem sobre o Layout da Organização.
Sempre que pensava em Layout, me vinha na cabeça, algo pouco planejado, bastante improvisado, comumente adaptado e ocasionalmente funcional, talvez devido ás memórias das empresas em que passei. Mas, após a leitura do conteúdo do curso, entendi a importância do Layout e o impacto do mesmo sobre a produtividade da organização.
Já havia estudado os tipos de layout na graduação, mas confesso que não dei a devida atenção ao assunto, talvez pelo modo como o assunto me foi exposto, pensava em layout apenas como forma de organização de uma linha de produção, como nos remotos tempos de Taylore Fayol onde planejava-se as disposições das máquinas para primar pela redução do tempo de produção. Reduzindo o deslocamento da matéria prima e dos colaboradores.
E é exatamente isso. Só que com muito mais importância e muito mais benefícios!
O planejamento do layout deve considerar aspectos de bem estar e funcionalidade, tanto para clientes como para os colaboradores. E quando tratamos de bem estar, estamos nos remetendo ás questões propostas por Mayo relacionando a produtividade ao ambiente.
Na experiência de Hawtorne, desenvolvida por Mayo e sua equipe, o objetivo era responder a pergunta: quais fatores, presentes no ambiente físico e social de uma pessoa que trabalha em uma organização são capazes de interferir no desempenho e satisfação com seu trabalho?
Apesar da experiência não ter provado que a iluminação interferia na produtividade dos operários, Mayo abriu horizontes para novos estudos que conduziram à teorias que provaram que o homem não é produtivo apenas por recompensas financeiras e sim por sentir-se parte integrante e importante do ambiente em que está inserido.
O Layout visa também o bom aproveitamento do espaço físico da empresa, a transmissão da sensação de segurança, personalidade e a postura idônea e eficiente da empresa ante os clientes internos e externos.
No layout da empresa fatores como: tamanho total do espaço, tamanho e localização dos móveis, disposição de ambiente e luminosidade, decoração, devem ser adequados ao fluxo de circulação de pessoas, tudo deve ser posicionado de modo funcional, para que as atividades possam fluir pelo espaço, sem contratempos e/ou acidentes, agilizando processos, promovendo a organização, evitando desperdícios e retrabalhos. Assim como queriam os pensadores das escolas científicas e clássicas, assim como pontuou a escola humanista.
Ideias que juntas, aperfeiçoaram o modo operante das organizações, em que cada componente (físico, material, humano...) são peças importantes e fundamentais à produtividade, formam um conjunto e precisam ter a mesma relevância quando do planejamento da organização, por serem pontos de igual importância nos processos.
Para definir o tipo de Layout, é importante observar qual o perfil da empresa, o nível de informação e dados que circulam entre os departamentos, a acessibilidade à equipamentos/materiais de uso comum, como: impressoras, scanner e material de escritório, além da questão estética.
Enfim, o layout da empresa é tão importante quanto definir os processos de cada atividade, faz parte do marketing da empresa, contribui para a redução de custos, melhora a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores, promove uma melhor comunicação entre as áreas e torna a circulação de pessoas eficiente. [i]

Marcas que estão no QueroBarato