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Descrição

O Tênis Adidas Porsche Tubular é inspirado no carro comercial mais veloz da Alemanha de 1975, o Porsche 911. Com traços fortes do basquete, a marca cria um híbrido robusto para potencializar você.

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o clima e a cultura organizacional de uma empresa

o clima e a cultura organizacional de uma empresa

Muitas empresas ainda conservam um sistema autocrático e fechado e resistem em adotar uma administração mais moderna, mesmo com as mudanças sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas que acontecem todos os dias. Uma visão mecanicista ainda gerencia e predomina essas empresas, que não se adaptam facilmente a mudanças, mesmo em um mundo que hoje defende questões como a democracia, a liberdade de expressão, a qualidade de vida, etc. Precisamos sensibilizar os empresários para a mudança dos conceitos organizacionais que premiam as empresas que valorizam seus talentos humanos e veem nas pessoas seu principal investimento e fontes de recursos e resultados. O clima e a cultura de uma empresa tem forte impacto no contexto ambiental, principalmente na imagem que a empresa tem no meio em que está inserida.A Cultura Organizacional A cultura organizacional é composta por regras formais e informais que direcionam a forma de agir, pensar, perceber e compartilhar das pessoas que fazem parte de uma organização e direcionam a forma como essas pessoas alcançam os objetivos da empresa. Assim como cada ser humano tem características individuais próprias, cada empresa também tem sua cultura e até mesmo algumas peculiaridades que são bem conhecidas pela sociedade.  A cultura revela a personalidade da empresa por meio de seus valores, hábitos, crenças, atitudes e expectativas. Chiavenato (2003) faz uma analogia da cultura organizacional com um iceberg. A parte visível do iceberg representa os aspectos formais da Cultura Organizacional que são facilmente reconhecidos, como as políticas e diretrizes, os métodos de trabalho, a estrutura da empresa e a estrutura dos cargos.  A parte inferior, oculta pela água, esconderia aspectos informais como os sentimentos, as percepções, os valores, as regras informais do grupo, etc. A sobrevivência das empresas depende muito da capacidade de adaptação e flexibilidade, diante do momento que é regido pela globalização e com tal dinamismo das mudanças. Existem empresas mais conservadoras, que mantêm uma cultura com tradições, crenças e hábitos ultrapassados, como se um passado promissor fosse garantia de um sucesso duradouro. A cultura autocrática do “eu decido e dito as ordens que devem ser seguidas” está sendo substituída por uma nova cultura de gestão com enfoque em liderança, compromisso e participação “[...] a meta é esta, agora precisamos decidir quais estratégias adotar e seus indicadores de controle [...]”.




analista financeiro

analista financeiro

O profissional analista financeiro é responsável pelo planejamento e execução de toda a rotina financeira e pagamentos concretizados por determinada empresa. Assim, ele organiza metodologias de geração de análise que abrange a coleta de dados de todo o faturamento. Para ser analista financeiro é necessário possuir nível superior para poder trabalhar nesta área, além de cursos de especialização e pós-graduação que são exigidos pela maioria das empresas. É importante que este profissional adquira conhecimentos sobre gestão financeira, recursos humanos, relações empresariais e é claro, possuir outro idioma e conhecimentos em informática. O bom domínio da matemática é primordial para quem deseja ser analista financeiro, visto que ele estará trabalhando em cima de números e demais dados que exijam um conhecimento de matemática financeira, gestão empresarial, dentre outras habilidades que fazem parte do cotidiano deste profissional. Os interessados em atuar nesta área podem cursar Economia ou Administração de Empresas. O conhecimento em outros idiomas é muito importante, destacando ainda mais o currículo de quem deseja crescer nesta área.




planejamento da força de vendas

planejamento da força de vendas

A maioria das empresas usa representantes de vendas e muitas atribuem a eles um papel fundamental no mix de marketing. Os profissionais de vendas são muito eficazes para se atingir certos objetivos de marketing, mas ao mesmo tempo o custo de manutenção de uma força de vendas é muito alto. A gerência precisa refletir cuidadosamente para projetar e gerenciar seus recursos de venda pessoal. O projeto de uma força de vendas demanda decisões sobre objetivos, estratégia, estrutura, tamanho e remuneração. O volume de faturamento da sua empresa depende, antes de tudo, da equipe de vendas. Os profissionais de vendas eram considerados há pouco tempo, os "parentes pobres" do marketing. Cabe a nós derrubarmos esse conceito e torná-lo diferente. Veja as dicas de como organizar a sua força de vendas de forma que se estruture um departamento ímpar. Antes, o pessoal comercial vendia sem considerar de forma séria as necessidades dos clientes. Usavam-se apresentações decoradas e técnicas desgastadas que hoje em dia não funcionam mais. Hoje, o mercado exige uma equipe de vendas concentrada no atendimento das necessidades específicas de cada cliente. Tradicionalmente, os métodos de venda eram baseados unicamente na reputação do produto, o produto se autovendia, na realidade o cliente comprava-o. Se um profissional de vendas traz, constantemente, dinheiro para a empresa, ele é necessário. Se ele traz mais dinheiro do que os outros, ele é indispensável. O que se espera do novo profissional de vendas é que ele saiba negociar parcerias, que seja capaz de, com o cliente, fazer as contas de quanto é que ele vai lucrar ao comprar o seu produto, idéia ou serviço. De que depende a organização da força de vendas? A estrutura do departamento de vendas de uma pequena empresa depende dos seguintes fatores: • Dimensão da empresa; • Produto ou serviço a ser comercializado; • Especificidades; • Grau tecnológico; • Clientes; • Dispersão geográfica dos atuais clientes; • Clientes-alvo; • Modelos de organização da equipe de vendas. É com base nas características da pequena empresa, acima descritas que se opta por uma das seguintes formas básicas de organização, planejamento e projeção da equipe de vendas.




gestão empresarial: sistema tradicional de recursos humanos nas organizações

gestão empresarial: sistema tradicional de recursos humanos nas organizações

Tradicionalmente, a área de recursos humanos em administração trata de todas as atividades ligadas à gestão de pessoas, que se traduzem em algumas funções básicas, presentes em todos os tipos de organização, tais como recrutamento, seleção, remuneração, registros legais, treinamento e desenvolvimento (T&D), segurança e saúde, avaliação do desempenho e, por fim, desligamento e recolocação. Essas funções, por estarem demais introjetadas no cotidiano das organizações, podem parecer muito mais simples do que realmente o são. Na verdade, há vários sistemas eletrônicos que automatizam várias delas. A seguir, apenas detalhamos as funções consideradas mais comuns, obviamente poderíamos ser mais específicos, subdividindo cada uma delas em uma infinidade de outras, mas não é nosso foco aqui.Principais funções de recursos humanos: Planejamento: Definir basicamente o que fazer e quando, como e quem vai fazer e qual a sequência a ser feita.Recrutamento: Atrair, do mercado de trabalho, os candidatos com as condições indicadas para atender às necessidades da organização.Seleção: Escolher os candidatos mais adequados. T&D: Aprimoramento das habilidades dos empregados. Remuneração: Todos os tipos de compensação ao empregado por sua contribuição para com a empresa.Avaliação: Mensuração do desempenho, a fim de melhorar sempre a performance da força de trabalho.Saúde e Segurança: Garantia das condições ergonômicas e de segurança para a realização do trabalho.Recolocação: Ajudar o ex-empregado a encontrar no mercado uma função mais adequada em caso de desligamento. Para realizar cada uma das funções mencionadas, há uma série de técnicas, recursos e métodos que podem ser utilizados conforme as necessidades e situação de cada empresa, seja ela voltada para comércio, indústria ou serviço. Um sistema de recursos humanos é muito mais complexo e ninguém pode incorrer no erro comum de supor que um bom software pode resolver toda a questão que, exposta de maneira muito resumida, nada mais é que atrair e manter motivadas as melhores pessoas para a organização. A questão, assim resumida, esconde grandes desafios e complexidades.


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