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Descrição

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qual o significado de competência no mundo do trabalho?

qual o significado de competência no mundo do trabalho?

Segundo Zarifan (1999): - O trabalho não é mais o conjunto de tarefas associadas descritivamente ao cargo, mas ao prolongamento direto das competências que o indivíduo mobiliza em face de uma situação profissional cada vez mais mutável e complexa. - Não é um talento natural, que pode vir a ser aprimorado (aptidão); - Não é demonstração de um talento particular na prática (habilidades); - Não é o que a pessoas precisam saber para desempenhar uma tarefa (conhecimentos). - Inteligência prática de situações, que se apóia nos conhecimentos adquiridos e os transformam com tanto mais força quanto maior for a complexidade das situações; - Capacidade de assumir iniciativas; - Ir além das atividades prescritivas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e reconhecido por isso.




o que é decisão?

o que é decisão?

Quando falamos sobre a tomada de decisão, precisamos primeiramente definir o que é decisão. Abaixo se encontra a definição pelo dicionário Aurélio: “1. Ato ou efeito de decidir; resolução, determinação, deliberação. 2. Sentença, julgamento. 3. Desembaraço, disposição; coragem. 4. Capacidade de decidir; de tomar decisões”. A tomada de decisão no processo de recrutamento e seleção é a escolha entre dois ou mais candidatos aptos, com o perfil adequado, para ocupar a vaga em aberto.




porque atender com qualidade?

porque atender com qualidade?

O termo Qualidade no Atendimento significa atender da melhor forma que puder, independente de quem seja o nosso cliente. Não podemos escolher a quem vamos atender bem, é obrigação de qualquer profissional que trabalha com atendimento servir o seu cliente de forma encantadora. Significa também excelência em um produto ou serviço, ou seja, significa que devemos oferecer tudo o que há de melhor para o cliente. Quando falamos em melhor, incluímos o local de atendimento, os produtos ou serviços oferecidos e o preparo dos funcionários. Um atendimento de qualidade é um conjunto de variáveis e, com ele o profissional que realiza o atendimento tem um papel fundamental, aliar a sua imagem à marca da empresa ou à instituição na qual trabalha, deixando uma excelente impressão no cliente. Um ótimo atendimento cativa o cliente e um atendimento de má qualidade pode afastá-lo da empresa ou ser alvo de críticas. Em um mundo globalizado, em que novos negócios surgem a cada instante, o atendimento figura como uma ferramenta para driblar a concorrência. É o diferencial perante a concorrência. As empresas estão buscando cada vez mais excelência em seus produtos, serviços e instalações, portanto, o atendimento de qualidade entra como um diferencial, algo intrínseco ao profissional, algo que ninguém pode copiar com exatidão. A empresa precisa do cliente, logo, o profissional que consegue conquistar e manter aquele cliente fiel aos seus produtos/serviços terá lugar garantido no mercado de trabalho, é o que chamamos de profissional com alto potencial de empregabilidade.




informações sobre o cargo para recrutamento e seleção

informações sobre o cargo para recrutamento e seleção

Antes de iniciar um recrutamento e seleção precisamos refletir sobre alguns itens: 1.Repensar se a função da vaga é mesmo necessária. Verificar se já não há na empresa alguém que possa realizar essa atividade sem prejuízo da sua atual função. 2.Consultar a descrição da vaga que está em vigor. Examine se ela mudou ao longo do tempo, com introdução de novas tecnologias e novas exigências. 3.Descrever o perfil do cargo, caso não tenha sido efetuado anteriormente. Caso seja necessário descrever o perfil do cargo, as informações poderão ser colhidas das seguintes formas:1)Análise de cargo, que é o levantamento do conteúdo e requisitos que ele exige de seu ocupante. O importante para a seleção são as informações a respeito dos requisitos e das características que o ocupante do cargo deverá possuir. 2)Aplicação da técnica dos incidentes críticos, que consiste na anotação sistemática e criteriosa que os chefes diretos devem fazer a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado, que produziram um melhor ou pior desempenho no trabalho. 3)Análise da requisição de seleção, que consiste na verificação dos dados contidos na requisição, provavelmente preenchidos pelo gerente direto, especificando os requisitos e as características que o candidato ao cargo deverá possuir. 4)Análise do cargo no mercado, quando se tratar de algum cargo novo, sobre o qual a organização ainda não tenha nenhuma definição a priori, nem mesmo o chefe direto; existe a alternativa de se verificar, em organizações similares, cargos comparáveis, seu conteúdo, os requisitos e as características dos seus ocupantes.5)Hipótese de trabalho. Caso nenhuma das alternativas acima possa ser utilizada, resta o emprego de uma hipótese de trabalho, ou seja, supor qual o perfil ideal para aquele cargo. De acordo com Semple (1987), “antes de iniciarmos o processo, é preciso que tenhamos em mãos uma Análise da Função, onde deverão estar escritas todas as tarefas que o cargo envolve, quais as habilidades e conhecimentos necessários para o cargo, as responsabilidades que este exige, o horário de trabalho, enfim, devemos ter analisado minuciosamente todas as características que são relevantes para o perfeito desempenho de uma determinada função”. As informações para o levantamento do perfil geralmente são fornecidas pelo responsável direto do cargo, que é a pessoa que conhece sobre as necessidades, exigências, desenvolvimento das tarefas e que saberá exigir as qualidades que os pretendentes ao cargo deverão possuir.


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