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definição de clima organizacional

definição de clima organizacional

Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da terra, o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam no ambiente de trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que lá trabalham. Para Coda (1997) apud Bispo (2007), o clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização. Já Ricardo Luz (2007, p. 12), define o clima organizacional como "o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento".Ambas as definições são bastante recentes e atualizadas, e permitem que o leitor possa compreender aspectos básicos, que constam nas três definições:1 - O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários;2 - O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto. Estas duas definições são essenciais para a compreensão de cada um destes fatores, sem perder a visão do todo, que é a interação destas partes.




considerações básicas sobre a escrita fiscal

considerações básicas sobre a escrita fiscal

A escrituração contábil e fiscal é de suma importância para as empresas, sejam elas dos setores agropecuários, industriais, comerciais ou prestadores de serviços, independente do tamanho e porte das empresas, visto que é por meio da escrituração que as empresas conseguem demonstrar aos órgãos públicos como ocorre o processo empresarial em seus negócios, além de apurar os resultados e recolher os diversos impostos e contribuições que se fazem necessários como atendimento à legislação ampla no país que regulamenta todos os aspectos contábeis e tributários. Do mesmo modo, a escrituração contábil é de extrema importância e abrangência para o alcance dos objetivos das empresas, visto que é esta escrituração que serve de base para a distribuição dos lucros, para a compensação e apuração dos resultados, dos prejuízos apurados e acumulados, além de poder demonstrar a situação do patrimônio da empresa, com as diversas alterações que ocorrem em razão das movimentações. Outro aspecto importante para a escrituração é que a mesma é uma forte ferramenta gerencial para os acionistas, diretores, sócios e proprietários de empresas, ajudando-os a tomar as decisões que melhor resultado possam alcançar, além de demonstrar a situação da empresa em termos financeiros, tributários, de endividamento, de investimentos, entre outros aspectos.




a necessidade do planejamento e da organização

a necessidade do planejamento e da organização

Dentre as responsabilidades de quem administra uma empresa, determinada área ou o seu próprio trabalho estão: planejar, gerenciar, controlar e dirigir, tendo como objetivo maior a produtividade e o cumprimento de suas metas e objetivos. Para isto, é necessário avaliar os objetivos organizacionais e desenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los. Agindo desta forma, este profissional vai implantar um correto planejamento e definirá os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas. Entre as etapas de um planejamento, temos: • Prever: é traçar um programa de ação que estabeleça ações futuras; • Organizar: Manter interligado, em perfeita administração e distribuição coerente sua vida social, profissional e pessoal; • Comandar: fazer funcionar as equipes dentro de cada função; • Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os esforços; • Controlar: consiste em fazer com que o planejado ocorra dentro das regras estabelecidas. Para realizar nossos anseios, é necessário organização. Com ela iremos criar uma estrutura de relações que nos permitirá executar nossos planos e alcançar nossos objetivos. Uma mesa, os arquivos, seu trabalho organizado, lhe possibilitará economizar grande parte de tempo. Papéis em Excesso – Nova RevisãoA maioria das pessoas conserva os papéis dez vezes mais do que precisaria. É importante decidir o que fazer com eles, refletindo sobre a necessidade e futuro interesse em consultá-los. Se um documento não requer comentários, jogue-o fora. A maioria dos papéis com a indicação arquivo deveria ser enterrada. No início do uso da alta tecnologia se dizia que os computadores iriam propiciar a redução de papéis, porém o que se percebe é que ao contrário disto, a tecnologia criou ainda mais papelada, pois os programas geram incontáveis relatórios, correspondências sem valor e documentos sem significado. Os relatórios e memorandos circulam amplamente; poucos questionam a necessidade disso. A alta administração é bombardeada com documentos de vários níveis abaixo, e esses níveis se descobrem submersos com documentos enviados pela alta administração. Cada folha de papel custa dinheiro: a movimentação, a leitura, o relatório a respeito e o arquivamento. Toda folha de papel que você deixa de utilizar poupa dinheiro. Maior do que o custo monetário é o desnecessário desperdício de tempo e energia criado por essa imensa rede de papel. Custa tempo e dinheiro preencher relatórios, escrever memorandos, ler relatórios impressos no computador, preparar orçamentos, escrever pedidos, fazer “X” cópias e ler correspondência publicitária.




estratégias de negociação

estratégias de negociação

Quando se trata sobre estratégias de negociação, sugerem autores que a adotada seja simples e de fácil compreensão. Aquelas complexas, de difícil entendimento, podem gerar falhas, resultando em poucos avanços, e consequentemente, no não alcance dos objetivos estipulados. Conforme Kennedy (1991), as estratégias dependem das circunstâncias e das questões em negociação. A estratégia, então, deve ser flexível, estar ligada a planos de mercado e preços, e deve ainda ser considerada na agenda. Para Kennedy (1991), a estratégia de negociação consiste num “plano de jogo” competitivo ou cooperativo, que se adota para atingir determinados objetivos. Com base neste plano, são escolhidas as táticas especificas, a fim de realizar a determinada estratégia. Mnookin (1997) ressalta que existem pelo menos cinco estratégias gerais que podem ser utilizadas em determinada negociação. Estas seriam: - Fazer concessões: corresponde a reduzir as expectativas em relação aos objetivos, demandas ou ofertas. - Disputar: tentar persuadir a outra parte a fazer concessões ou resistir às tentativas da outra parte em obter concessões; para isso, sugere-se que possam ser utilizadas ameaças ou a fixação em uma posição. - Resolução de problemas: tentar desenvolver ou localizar opções que satisfaçam ambas as partes, fazendo uso do processo de audição ativa e fornecendo informações sobre as próprias prioridades dentro dos tópicos críticos em discussão. - Inação: não fazer nada ou fazer o mínimo possível. - Afastamento: ausentar-se da negociação. Conforme sugere Junqueira (1991), as estratégias de negociação também podem ser definidas como o planejamento e a execução de táticas, objetivando alcançar as metas, levando em conta os avanços e/ou recuos de determinada negociação. Quando se elabora uma estratégia de negociação, deve-se levar em conta algumas táticas, tais como: - Informação; - O tempo; - O poder.


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