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modernização da gestão pública

modernização da gestão pública

Entende-se, então, que o setor público deve ter a necessária abertura cultural, capaz de gerar informação e estabelecer espaços e mecanismos que acolham e integrem a percepção, propostas e requerimentos cidadãos como uma oportunidade de melhoria na gestão pública, promovendo mudanças no atendimento às necessidades dos cidadãos. O caminho aberto para tal transformação não pode levar a uma situação de extrema perversidade, em especial para as camadas da população de renda mais baixa e com menor capacidade de articulação para fazer valer suas demandas junto ao poder público. Em geral, os processos de modernização da gestão pública preveem a disponibilização de informações acerca de políticas e programas públicos como um elemento imprescindível, a melhoria dos atos administrativos, de maneira integral e acessível a todos os cidadãos e a geração de mecanismos que garantam uma resposta pertinente e oportuna das petições, reclamações e recursos que as pessoas venham a interpor. Por isso, de acordo com Paulo Kliass (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira do Governo Federal e Doutor em Economia pela Universidade de Paris), os serviços públicos em sua gestão devem construir um sistema de qualidade mais eficiente a cada dia, e que integre todas as atividades que possam afetar a satisfação das necessidades explícitas e tácitas dos usuários. É por isso que tais modalidades de serviço público devem permanecer na sua característica de bens oferecidos pelo Estado aos cidadãos. Isso não significa, é claro, mero conformismo com a baixa qualidade ou a reduzida eficiência dos serviços atualmente oferecidos pelos organismos públicos, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. É importante frisar que, em seu brilhante livro sobre a cidadania do país, Cidadania no Brasil — um longo caminho, José Murilo de Carvalho (2005) conclui a obra com uma reflexão algo sombria: Percorremos um longo caminho, 178 anos de história do esforço para construir o cidadão brasileiro. Chegamos ao final da jornada com a sensação desconfortável de incompletude. Os progressos feitos são inegáveis, mas foram lentos e não escondem o longo caminho que ainda falta percorrer. [...] não consegue ocultar o drama dos milhões de pobres, de desempregados, de analfabetos e semi-analfabetos, de vítimas da violência particular e oficial. Não há indícios de saudosismo em relação à ditadura militar, mas perdeu-se a crença de que a democracia política resolveria com rapidez os problemas da pobreza e da desigualdade. (CARVALHO, 2005, p. 219) Assim, a implementação do sistema de qualidade requer uma participação integral de todas as instituições públicas, sendo que o primeiro passo para vencer esse desafio consiste em conhecer seu alcance, implicâncias, metodologias e estratégias.




um norte para o caminho nas áreas e operações empresariais: ferramenta de gestão

um norte para o caminho nas áreas e operações empresariais: ferramenta de gestão

Um norte para o caminho nas áreas e operações empresariais. As pessoas precisam e devem saber como estão se posicionando nas atividades pertinentes a sua profissão ou atitude que praticam em determinados momentos e situações de sua carreira ou vida. O feedback, ou seja, o retorno dado a alguém é, uma ferramenta de gestão que proporciona ao liderado a comunicação; saber como está sendo desempenhado seu papel dentro da organização. Este pode e deve ser aplicado por todos os gestores para garantir e proporcionar a melhoria continua na gestão de pessoas, pois é necessário que os colaboradores saibam o que e para que precisam melhorar, mas também o mesmo garante a motivação e assertividade das pessoas no desempenho de suas tarefas. Os gestores precisam estar atentos para aplicar os feedbacks de forma correta. Há dois tipos de feedback, o positivo e o negativo . O feedback positivo visa e proporciona o reconhecimento; a melhoria e o foco no desempenho do colaborador ou liderado . Este deve ser munido de um comportamento leal e motivador que acompanhe as etapas de um processo ou situação. A troca de informação entre líderes e liderados deve de ter tempo, dados, informações para serem trocadas durante a avaliação das expectativas do gestor perante o colaborador. Assim, é necessária a pontuação de dados que façam parte das atividades executadas pelo colaborador. Os prazos, as metas e as aspirações são fatores que necessariamente compõem a essência do feedback . Desta forma, entende-se que este é um relatório crítico; uma análise do desempenho e, uma proposta de melhoria ou acompanhamento do liderado. A assertividade desse retorno; opinião a um colaborador é, baseado em fatos, impactos ocasionado na empresa e no que deve ser mudado para que se melhore o desempenho na produção e execução das atividades. Portanto, não se é assertivo aplicar tal ferramenta sem o devido controle de avaliar, sugerir, planejar e controlar as novas ações que alcancem os objetivos específicos e suas metas. Ser específico, passar informações precisas e atualizadas; avaliar as questões pertinentes aos resultados, posturas e realização dos indivíduos nas organizações; dar feedback periodicamente a equipe ou liderado mesmo sendo para elogiar alguma atribuição ou corrigir determinadas falhas os fracassos é, um mecanismo de retorno e participação na gestão de equipes. Logo, as praticas de acompanhamento e retorno deve ser aplicada e retroalimentada constantemente de forma clara, concisa e consciente para “moldar” os colaboradores aos resultados que se espera nas empresas. Esta é uma ferramenta estratégica para alavancar os resultados dentro das equipes que através da comunicação eficiente e eficaz transmite a clareza do desempenho dos colaboradores. Sendo assim, é necessário que seja aplicado constantemente em curtos períodos mesmo para dar um bom retorno ou para corrigir alguma pendência, o mesmo sempre deve ser aplicado munido de um plano de ação que resolva e proporcione melhorias e mudanças significativas na equipe.




o comércio eletrônico em números para 2013

o comércio eletrônico em números para 2013

O comércio eletrônico está vivendo um bom momento em todo o mundo, e diversos fatores vem contribuindo para que esse setor se expanda mais e mais de forma significativa, como, por exemplo, o crescimento da classe média na maioria dos países do planeta. O que também agrega numerário ao e-commerce é o desenvolvimento contínuo da banda larga, bem como o aumento do conforto dos consumidores e a diminuição da desconfiança em relação aos produtos (pois há possibilidade de trocas caso ele não tenha atendido a necessidade do cliente, como, por exemplo, um calçado). O m-commerce (comércio eletrônico móvel) e o s-commerce (comércio eletrônico em redes sociais) também merecem atenção, pois são categorias que se difundiram há não muito tempo, mas que em curto prazo contribuíram de forma fundamental no aumento do faturamento do comércio eletrônico mundial. Segundo a Goldman Sachs, o e-commerce no mundo deve faturar R$1,96 Trilhões em 2013, crescendo a uma taxa anual de 19,4% em relação ao atual patamar. Nos Estados Unidos, maior mercado do planeta, o banco de investimento prevê um crescimento de 12,4% durante os próximos três anos, obtendo um faturamento de R$479,1 Bilhões em vendas pelo varejo online. Uma pesquisa realizada pelo Search Laboratory apontou que o Comércio eletrônico Mundial tende a aumentar em 2013 e que o Brasil e a Índia são os países com maior perspectiva de crescimento do faturamento, com RS15, 29 e RS$11,38Bilhões respectivamente. Na previsão de crescimento no número de internautas, para 2013, a Índia lidera a lista. O país deve ter um crescimento de mais de 200 milhões de novos usuários e atingir a marca de 301 milhões de internautas. A Índia vem seguida pela China com previsão de 140 milhões de novos usuários, atingindo 626 milhões de internautas para.




duração do projeto

duração do projeto

Para iniciarmos o planejamento e a elaboração de nossos projetos, é relevante que os conheçamos muito bem. Saber quanto tempo levaremos para executá-lo e para obtermos os resultados esperados, é fundamental. Na maioria das vezes os projetos são divididos em fases, para que os gerenciadores tenham um melhor controle de cada etapa e situação. Chamamos esse conjunto de fases de ciclo de vida. Geralmente são divididos em concepção, iniciação, planejamento, execução, monitoramente e encerramento. A iniciação do projeto, tanto quanto as demais fases, precisa ser planejada, para que o sucesso do projeto seja garantido. Quando fazemos a concepção, transformamos a ideia ou necessidade em projeto, é necessário que sigamos todos os passos, estudados até aqui, criando um roteiro simplificado do projeto. A iniciação deverá ser vista como a etapa de abertura do projeto e o planejamento como o roteiro completo do projeto. Quando da execução, estaremos controlando e colocando em prática esse roteiro completo. Na etapa do monitoramente, faremos o controle dos indicadores, resultados e análises do projeto. Quando finalmente poderemos dizer que o projeto está concluído, e claro, trouxe benefícios e ótimos resultados. Como você pode perceber, um projeto demanda tempo. O ciclo de vida de um projeto, como chamamos esse conjunto de etapas, é fundamental e precisa ser criado de acordo com a disponibilidade de recursos da empresa. Sim. Além de tempo, um projeto demanda disponibilidade de recursos financeiros, humanos, tecnológicos, administrativos, além de outros que podem surgir dependendo do processo. Todas essas situações e fatores devem ser levados em consideração no momento de medir a “duração” do projeto. Como a maioria do que vemos no mundo, os projetos também nascem, desenvolvem-se e morrem, dando origem a um novo e inovador projeto futuro. Podemos dizer que existem dois tipos de projetos prejudiciais a empresa: Projetos de duração reduzida: que demandam menos tempo e consequentemente menos investimentos. Porém o desempenho e a qualidade acabam comprometidos. Por exemplo, é impossível construir uma casa de alvenaria com qualidade, em dois dias. Projetos de duração excessiva: demandam muito tempo e muitos recursos financeiros. Por exemplo, demorar 20 anos para construir uma casa de alvenaria simples, resultará em perda de qualidade por ineficiência. Perceba que os projetos precisam respeitar seu tempo de duração, que não podem ser reduzidos nem excessivos. Muitas vezes se ganha em tempo, mas se perde em qualidade, ou se ganha em qualidade, mas demanda um tempo e investimento maior. Respeitar o ciclo de vida e a duração do projeto é essencial para que obtenhamos excelente resultados no final do processo.


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