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importância do marketing nas organizações

importância do marketing nas organizações

A partir do momento em que o mercado deixa de ser do vendedor e passa a ser do comprador, pode-se dizer que a crise chegou a muitas empresas mal estruturadas e mal administradas. Para superá-la e transformar problemas em oportunidades, é necessário desenvolver um marketing básico, verdadeiro, adaptado às necessidades tupiniquins. Justamente porque o marketing pode se tornar um dos instrumentos mais importantes para a tomada de decisões, pois fornece informações vitais para tais decisões. Uma estratégia de marketing adotada para pequenas empresas é diferente daquelas normalmente usadas pelas grandes organizações, pois “uma pequena empresa não pode ser encarada como tendo dimensão menor” do que uma grande empresa, ela realmente tem personalidade própria e peculiar. A peculiaridade existente nas pequenas empresas em relação às grandes está nos recursos humanos, que são considerados como seu maior ativo, porém trata-se de um aspecto contraditório pela deficiência da qualificação dos dirigentes, além de haver carência de informações de tecnologia e de mercado. Por isso, o grau de sucesso das pequenas empresas depende em larga escala da habilidade de seus dirigentes em saberem aproveitar as vantagens naturais que essas condições lhes oferecem. As condições que concorrem para criar vantagens naturais das pequenas empresas em relação às grandes são as seguintes:• A distância entre produtor e consumidor final: Nas grandes empresas dificilmente os empresários conhecem uma parcela dos consumidores, mesmo ela sendo pequena; ao passo que os pequenos empresários têm a possibilidade de conhecer pessoalmente os seus clientes e negociar diretamente com eles.• Cobertura geográfica do mercado: Já que para a pequena empresa fica limitada a sua área de influência, o seu mercado territorialmente fica reduzido, adequado à sua capacidade de atendimento aos clientes. Quanto à distribuição física e financeira, será compensada com a redução nos custos de transporte e de vendas, principalmente de vendas, pois os custos de transporte poderão correr por conta do cliente.• Rapidez na tomada de decisões: O pequeno empresário normalmente acumula os cargos importantes da empresa, por isso conhece bem os seus produtos e tem contato com o cliente, o que é altamente positivo para poder negociar com o proprietário. Considerando que as empresas são mais flexíveis e versáteis e que se o pequeno empresário estiver alerta em relação às reações do mercado e às ações da concorrência, tendo agilidade, poderá decidir mais rapidamente quanto aos preços, prazos de entrega, alterações na produção, atendimento de reclamações, etc. A agilidade em questão deve ser compreendida no aspecto de que o pequeno empresário, em geral, é o proprietário. Por estar gerindo os seus negócios, o proprietário pode decidir a qualquer momento algum tipo de problema, acertando ou errando, mas isso é possível. Em contrapartida, nas grandes empresas provavelmente processarão algumas consultas à hierarquia superior e conforme a gravidade do problema poderá ser discutida em reunião, o que demandaria maior tempo para uma solução.




metodologia quantitativa: definição e propriedades da probabilidade

metodologia quantitativa: definição e propriedades da probabilidade

Sempre há a necessidade de levar em consideração a variabilidade dos dados nos processos de inferência estatística. A inferência estatística que é realizada sobre parâmetros contempla sempre mecanismos para lidar com as incertezas e incorpora uma linguagem peculiar na redação dos resultados científicos alcançados. A validade dessa inferência depende fundamentalmente da escolha correta dos modelos probabilísticos para lidar com a variabilidade do fenômeno sob estudo. Dessa forma, a probabilidade e os modelos probabilísticos possuem grande importância nos processos estatísticos de estimação e decisão. Para apresentar o conceito de probabilidade é necessário apresentar antes o conceito de espaço amostral ou universo (Ω/ S). Assim, será considerado o conjunto Ω ou S = {ω1, ω2, …}, em que os elementos ωi são os pontos amostrais. A frequência de cada elemento do conjunto é denominada de probabilidade, P(ωi). Considerando E, um evento de interesse de um pesquisador, o qual é definido como sendo um subconjunto qualquer de Ω, é possível calcular a probabilidade de sua ocorrência. Em situações especiais em que todos os pontos de Ω têm a mesma probabilidade e o número das possíveis realizações do experimento, número total de elementos de Ω, é finito, define-se a probabilidade do evento E, P(E), pela seguinte equação: P (E) = m/n Em que: m = é o número de pontos amostrais do subconjunto E; n = é o número de pontos amostrais do espaço amostral Ω, com m≤n. Exemplo: No nascimento de três cachorros avaliar a probabilidade de ocorrerem exatamente duas fêmeas. O conjunto total de dados ou espaço amostral Ω é a representação de todas as possibilidades relacionadas ao nascimento de três cachorros quanto à sexualidade, já E corresponde ao subconjunto de Ω representado exatamente por duas fêmeas. Com esses dados, poderíamos inferir que a representação dos conjuntos em questão fossem: Ω = {FFF, FFM, FMM, MMM} E= {FFM} Esse pensamento levaria a um valor de probabilidade de ¼, ou seja, 25% de probabilidade do evento de interesse E ocorrer. Esse resultado é equivocado, uma vez que não são consideradas as possibilidades de acordo com a ordenação dos nascimentos. De acordo com o exposto, o espaço amostral e o evento E corretos são: Ω = {FFF,FFM,FMF,MFF,FMM,MFM,MMF,MMM} E= {FFM,FMF,MFF}




princípios empresariais elementares

princípios empresariais elementares

Quem são nossos clientes?  O que querem nossos clientes? O que temos a oferecer para os nossos clientes?Passos EstratégicosMÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS: 1. Identificação 2. Observação 3. Análise 4. Plano de ação tático 5. Ação consecutiva 6. Verificação 7. Aferição/mensuração 8. Efetivação/Padronização 9. Conclusão/Manutenção/Reciclagem preventivaCinco passos para resolução de problemas:1. Reconhecimento da existência dos problemas. 2. Criar alternativas para a solução dos problemas. 3. Avaliar a consequência (vantagens e desvantagens) das várias alternativas propostas. 4. Escolher uma alternativa para ser tentada. 5. Rever da alternativa selecionada os resultados alcançados.OS 10 MANDAMENTOS DA EMPRESA MODERNA:• Foco no Cliente • A Qualidade como Meta • Ação orientada por prioridades • Atitude orientada por fatos e dados coletados • Controle de todos os Processos • O principal ATIVO é o Cliente • Pró-atividade • Ação contínua de Criação/Inovação • Respeito a todos os seres humanos • Busca constante por melhores resultados




motivando equipes

motivando equipes

Toda a equipe, assim como um time de futebol, tem como objetivo vencer os obstáculos e alcançar seu alvo principal, a vitória ou o tão almejado sucesso. Mas para isso, é preciso que essa equipe esteja confiante, focada e o mais importante de tudo, motivada. A motivação em equipe é algo que tem que ser levado a sério dentro das empresas, pois é através dela que os setores podem alcançar suas metas e criar um ambiente onde todos colaboradores possa trabalhar de forma harmoniosa em prol de suas causas. A gerente de Talentos Humanos Maria Costa, explica que as empresas devem realizar palestras motivacionais e treinamentos com seus colaboradores, o que será fundamental para estimular a motivação de todos. “A motivação impacta diretamente na produtividade e até ajuda a melhorar o clima no ambiente de trabalho”, destaca a gerente. Segundo Costa, a motivação também depende muito da autonomia, da comunicação, do envolvimento e do feedback positivo do líder ou do gerente de cada equipe. “Não adianta a equipe ser motivada, se o líder estiver desmotivado, isso pode comprometer no rendimento positivo do grupo”, conclui Maria. Outro fator importante que pode ser trabalhado dentro das empresas e que contribui para a motivação da equipe são as pesquisas de clima, que tem como finalidade identificar problemas, dificuldades e divergências existentes dentro do grupo e criar métodos para que tais problemas sejam resolvidos e que todos consigam trabalhar de forma harmoniosa e motivados.


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