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práticas de gestão do desempenho

práticas de gestão do desempenho

As organizações atingem seus objetivos por meio de muitos fatores estratégicos, como, por exemplo, utilizando a tecnologia. No entanto, o patrimônio mais elevado que uma entidade pode possuir para se tonar competitiva é o conjunto de pessoas que realiza suas diversas funções, ou seja, seus colaboradores, tanto no aspecto gerencial como no nível de operações básicas e intermediárias. Nesse cenário, podemos perceber que as lideranças organizacionais agregam um papel muito importante na condução de práticas favoráveis ao satisfatório gerenciamento do desempenho dos colaboradores. Por isso, estabelecer um tranquilo ambiente social e condições psicológicas adequadas com critérios mensuráveis são meios de tornar a administração por objetivos mais eficiente e, como consequência, o alcance das metas pretendidas e, claro, a própria satisfação dos empregados. Dessa maneira, os gerentes são elementos cruciais para promover um impacto decisivo no comportamento de grupos de trabalho, usando para isso discernimento, técnica e conhecimento apurado, além do mais, é muito relevante que sejam estabelecidos acordos personalizados para cada grupo e para todos os funcionários individualmente de maneira que haja participação efetiva do posicionamento do avaliado como também do seu círculo profissional, ou seja, as opiniões de seus clientes, colegas de trabalho ou fornecedores. O acompanhamento e verificação de todo esse empreendimento precisa de boas ferramentas de comunicação como o “feedback” contínuo, personalizado e objetivo, ressaltando sempre os pontos fortes e aquelas características que necessitam ser mais trabalhadas, as quais tornam na maioria das vezes o desempenho reduzido, propondo inovações quando for necessário. Afinal, o ser humano é uma entidade em constante desenvolvimento que para ser motivado não basta apenas ter satisfeitas suas aspirações básicas; é fundamentalmente importante que exista um orientador para canalizar suas atitudes ao objetivo e metas estabelecidas na organização.




possíveis problemas

possíveis problemas

Existem alguns problemas que podem ser considerados comuns na fase de implantação dos projetos . Por mais competente que seja o gestor do projeto, é provável que em algum momento ele se depare com problemas e precise resolvê-los. Citaremos alguns desses problemas comuns: Objetivo confuso: é um problema que pode levar o projeto ao fracasso. É extremamente importante que o objetivo do projeto seja claro, coerente e preciso, para que toda a equipe e o próprio gestor do projeto saibam a direção que deve seguir. O objetivo pode tornar-se confuso por várias razões: a) Não foi estudado e compreendido corretamente: geralmente devido à pressa de iniciar o projeto, as soluções são pouco estudadas e analisadas, o que gera incerteza na formulação dos objetivos. b) A equipe não compreende os objetivos: muitas vezes o objetivo foi colocado de uma maneira sucinta demais para que a equipe de projeto compreenda, o que faz com que ela faça suas próprias suposições e tome outro rumo durante a execução do projeto. c) O objetivo não é coerente com a situação que deverá ser resolvida: acontece quando a solução buscada não tem nada haver com o objetivo proposto, o que torna bastante confuso todo processo. Execução confusa: o que torna a execução de projeto confusa é: a) Regras de decisão imprecisas: quando não existe nenhum tipo de norma ou caminho padrão para resolver os problemas e os conflitos. Fazendo com que cada integrante tome seu próprio caminho, muitas vezes se afastando das metas de execução. b) Autoridades e responsabilidades indefinidas: quando as tarefas não são delegadas corretamente ou a equipe não toma conhecimento de quem tem poder para tomar decisões e quem realizará cada atividade no decorrer do projeto. c) Atividades não coerentes com os objetivos: podem fazer com que o projeto siga por outro caminho e perca tempo e dinheiro durante a execução. Podem ocorrer mesmo quando o objetivo e o problema são coerentes. d) Previsão de recursos incompatíveis com as atividades: quando as atividades exercidas exigem um pouco mais de investimento ou disponibilidade financeira. e) Atividades a frente do planejamento: ocorre quando a execução do projeto não acompanha fielmente o planejamento, pulando ou antecedendo etapas. Falhas na execução: projetos muito bem planejados e organizados são projetos que provavelmente chegarão ao sucesso, mas essas características não garantem o sucesso. Mesmo o planejamento precisa ser controlado e acompanhado a todo instante para que falhas de responsabilidade não venham a ocorrer. Por exemplo, Pedro acreditou que determinada atividade seria executada por João, e no final acabou que ninguém a executou.




merchandising x promoção de vendas

merchandising x promoção de vendas

Muitas empresas buscam uma forma para se promover no mercado comercial, e procuram empresas de marketing para fazer o serviço, já outras empresas que tem seu produto vendidos apenas pela internet, possui seu próprio setor de marketing especializado para divulgação de seus produtos. Qualquer material ou técnica que promova um produto se qualifica como promoção de vendas, a soma das ações promocionais promovidas em locais diferentes, vários pontos de venda com grandes paineis de divulgação, fazem com que o consumidor se interesse pelo produto e leve para casa. A diferença entre merchandising e promoção de vendas, é de que no merchandising há uma venda sem palavras sem vendedor presente, o produto é apresentado sozinho, apenas com embalagem, já a promoção de vendas é totalmente ao contrário, utiliza muito o uso de material promocional e vendedores buscando compradores. Os pontos em comum que ligam o merchandising e a promoção de vendas no markerting é a promoção que a venda de produtos terá utilizando estas ferramentas,eles diferenciam sua marca de outras que estão no mercado, aumentam a participação no mercado, faz com que o consumidor tenha desejo de comprar o produto.




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