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Descrição

A Camiseta New Era Patriots vai conquistar os fãs de futebol americano, pois traz estilo e tradição. O New England Patriots é um dos times mais famosos da NFL, com 3 Super Bowls conquistados.

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faça apresentações como steve jobs fazia

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É incontestável que o Gênio da Tecnologia, Steve Jobs, foi uma sumidade na arte de apresentar. Todo seu “improviso” no palco era “friamente calculado”, exaustivamente ensaiado, para que pudesse entregar aos ouvintes uma experiência. Após pesquisar sobre o como o mestre fazia, montei uma coletânea de todas as suas estratégias, para que você possa montar uma ótima apresentação. Espero que você tire um bom proveito e surpreenda sua platéia. 1. Defina o tema “Há alguma coisa no ar hoje”. Com estas palavras, Jobs abriu a Macworld. Fazendo isso, ele definiu o tema da sua apresentação (BusinessWeek.com, 1/15/08) e deu dicas sobre o anúncio do produto principal – o ultra-fino Macbook Air. Toda apresentação precisa de um tema, mas você não precisa entrega-lo no começo. Jobs entregou o tema depois de 20 minutos de apresentação: “Hoje a Apple reinventa o telefone.” Uma vez que você identifica o tema, garanta essa entrega muitas vezes durante a apresentação. 2. Demonstre entusiasmo. Jobs mostrava sua paixão por design de computadores. Durante sua apresentação ele usava palavras como “extraordinário”, “incrível” e “legal.” Quando demonstrava uma nova funcionalidade de localização para o iPhone, Jobs dizia “isso funciona animalmente bem.” A maioria dos apresentadores tem espaço para adicionar alguma originalidade em suas apresentações. Lembre-se, sua platéia quer ser surpreendida, não cair em tédio. Da próxima vez que estiver preparando ou entregando uma apresentação, pense sobre injetar sua própria personalidade nele. Se acha que alguma funcionalidade em particular é “incrível”, diga isso. A maioria dos apresentadores entra em “modo de apresentação” e sente-se como se tivesse que tirar todo divertimento da fala. Se você não é entusiástico sobre seus próprios produtos ou serviços, como espera que sua platéia seja? 3. Dê um resumo. Jobs resumia sua apresentação dizendo, “Existem quatro coisas que eu quero falar hoje. Então vamos começar …” Jobs seguiu seu resumo verbalmente abrindo e fechando cada uma das quatro seções e deixando claro a transição entre elas. Por exemplo, depois de revelar diversas novas funcionalidades do novo iPhone, ele disse, “O iPhone não está parado. Nós nos mantemos fazendo mais e mais melhorias. Esta foi a segunda coisa que eu queria falar hoje. Número 3 é sobre iTunes.” Faça listas e dê direção à sua platéia. 4. Torne os números significativos Quando Jobs anunciou que a Apple havia vendido 4 milhões de iPhones até então, ele não disse simplesmente deixando o número sem contexto. Em vez disso, ele pôs perspectiva adicionando, “Isso são 20 mil iPhones todos os dias, na média.” Jobs seguiu dizendo, “O que isso significa para o mercado em geral?” Jobs detalhou a divisão do mercado americano de smartphones e a parcela da Apple para demonstrar quão impressionante esse número realmente é. Jobs também apontou que a parcela de mercado da Apple é igual à parcela dos 3 maiores concorrentes combinados. Números não significam muito a menos que sejam colocados em contexto. Conecte os pontos para seus ouvintes. 5. Tente criar um momento inesquecível Este é o momento na sua apresentação que todos irão falar depois. Toda apresentação do Steve Jobs evoluía para uma grande cena. Por exemplo, ele fez isso quando anunciou o Macbook Air. Para demonstrar quão fino ele é, Jobs disse que ele cabe em um envelope. Jobs extraiu aplausos abrindo um envelope de manilha e segurando o laptop para todos verem. Qual é aquele momento memorável de sua apresentação? Identifique antes e evolua até ela. 6. Crie slides visuais Enquanto a maioria dos apresentadores enchem seus slides com dados, textos e gráficos, Jobs fazia o oposto. Existe muito pouco texto em um slide de Steve Jobs. A maioria dos slides simplesmente mostram uma imagem. Por exemplo, sua frase “A primeira coisa que quero falar para vocês hoje …” foi acompanhada de um slide com o número 1. Só isso. Apenas o número. Quando Jobs discutiu um produto específico como o iPhone, a platéia viu um slide com uma imagem do produto. Quando texto é apresentado, normalmente é revelado como sentenças curtas (três ou quatro palavras) à direita da imagem. Algumas vezes, não havia nenhuma imagem no slide, apenas uma sentença que Jobs entregava como “Existe alguma coisa no ar.” Existe uma tendência em palestras públicas de pintar uma imagem para a platéia criando mais efeitos visuais. Apresentadores que inspiram fazem listas curtas de texto e grandes gráficos. 7. Lhes dê um show Uma apresentação de Jobs possuía ondas e fluidos, temas e transições. Já que ele dava à sua platéia um show em vez de simplesmente entregar informação, Jobs incluía clipes de vídeo, demonstrações e convidados que dividem o palco. Em sua uma apresentação, a platéia ouviu Jim Gianopulos, CEO da Fox Filmed Entertainment e Paul Otellini, CEO da Intel (INTC). Melhore suas apresentações incorporando multimídia, demonstrações de produtos ou dando a outros a chance de dizer algumas palavras. 8. Não se aflija com algum pequeno problema Apesar de sua melhor preparação, alguma coisa pode dar errado. Jobs estava para mostrar algumas fotos ao vivo de um website, e a tela ficou preta enquanto Jobs esperava a imagem aparecer. Mas não apareceu. Jobs sorriu e disse, “Bem, eu acho que o Flickr não está servindo fotos hoje.” Então ele recapitulou as novas funcionalidades que havia apresentado. Só isso. Nada demais. Já presenciei apresentadores ficarem envergonhados com o menor dos defeitos. Não se aflija. Divirta-se. Poucos vão se lembrar de um defeito pequeno a menos que você chame a atenção deles a isso.




tipos de segmentação

tipos de segmentação

Churchill (2003) aponta também que "os profissionais de marketing podem escolher entre uma variedade de maneiras para segmentar mercados". Escolhendo então a base para a segmentação, e com base nas análises de público-alvo, tendências de demanda e também um pouco de bom senso, são delineados os diferentes segmentos. Cada um destes segmentos pode ser definido usando toda sorte de categorias, critérios ou características, mas é interessante agrupá-los de acordo com categorias mais amplas. A segmentação usa sempre a pesquisa de mercado como ferramenta de seleção. Assim, é possível que se identifique, a partir de uma série de critérios, diferentes segmentos. Dias (2004) afirma que, dado que a segmentação de mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, quanto mais se investir na pesquisa para o processo de segmentação, melhores os resultados operacionais obtidos. Vamos agora falar um pouco dos principais critérios utilizados em processos de segmentação de empresas de sucesso no ambiente internacional, embora seja importante lembrar que existem diversos critérios que podem ser utilizados, de acordo com as necessidades de cada organização.Demográfica A demografia estuda, com base na estatística, as populações e suas características. Assim, a segmentação demográfica é definida como aquela que divide os mercados com base nestas características específicas da população (DIAS, 2004). Algumas destas variáveis podem ser: faixa etária, sexo, tamanho médio das famílias, estado civil, nacionalidade, religião, raça, entre outras. Devido principalmente à pesquisa anual do Censo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), grande parte destas informações e as tabelas de dados podem ser obtidas no site http://www.ibge.gov.br.Socioeconômica A segmentação socioeconômica é a divisão do mercado bom sabe em características sociais e econômicas da população. Seu objetivo é identificar variáveis como: classe social, renda, escolaridade, profissão, posses de bens (veículos, imóveis), entre outros (DIAS, 2004).Geográfica Para Dias (2004), não há como se realizar uma boa segmentação de mercado, se não se considerar o critério geográfico, a localização. Segundo Weiss (1988) citado por Dias (2004), “o lugar em que se vive determina a maneira como se vive. Conhecendo onde e como as pessoas vivem, fica mais fácil atender às suas necessidades, com mais chance de sucesso nessa empreitada”. Para Dias (2004), o local onde as pessoas moram, trabalham ou passam as férias tem grande impacto sobre seu comportamento de compras. Os critérios de segmentação geográfica podem ser: países, Estados, bairros, CEPs e até ruas específicas de uma cidade.




a importância da gestão de materiais

a importância da gestão de materiais

A gestão de materiais compreende o abastecimento contínuo dos itens que entram nas empresas, sejam para fabricação dos produtos ou para subsidiar todas as ações que dependam de materiais para serem realizadas como matéria prima, materiais de escritório, do setor de vendas como embalagens e afins, do setor de limpeza, atendimento, etc. A finalidade da gestão de materiais é a otimizar os investimentos em estoques, pois os custos que a empresa possui para funcionar, nada mais são do que e o capital empregado em mercadorias ou produtos que estão sujeitos a degradação, depreciação ou vencimento. O uso eficiente dos meios de planejamento e controle são um dos principais objetivos desta atividade e com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido. Na gestão de matérias ganha destaque a função compras, pois o início do lucro ou prejuízo começa no momento em que a compra é realizada, já que caso seja bem sucedida a economia auxiliará proporcionando um custo menor sobre o cálculo do preço de venda e mais ou menos recursos para efetivação do trabalho na organização.




o líder organizando e gerenciando equipes para obtenção dos resultados desejados

o líder organizando e gerenciando equipes para obtenção dos resultados desejados

Deve-se promover a satisfação do cliente interno e/ou externo e atender às suas expectativas, porém, muitas vezes o que se percebe é que os clientes externos e/ou internos não são atendidos adequadamente devido a falhas no processo de atendimento. As áreas que se relacionam com a operação estão fragmentadas e não cumprem o que prometeram, causando grande frustração e levando muitas vezes à perda do cliente e/ou parceiro. O resultado dessa satisfação depende de equipes. As equipes são movidas por necessidades individuais e o desafio do gestor é transformar cada uma em um objetivo comum. Respeitando as necessidades e expectativas comuns e com foco nos objetivos. Aproveitar o potencial conhecendo o melhor e as dificuldades o gestor poderá desenvolver a solidariedade estimulando a confiança nas relações. As pessoas são envolvidas pela cumplicidade e pela necessidade de se sentir participantes de um grupo e marcar sua presença. Foi à cooperação entre os organismos que possibilitou o equilíbrio, a harmonia e a evolução das espécies. A competição foi apenas um mecanismo secundário. O papel do gestor pode construir uma equipe pelo impacto de sua presença, de sua atuação e da coerência em suas ações. O impacto sempre existe e é necessário estruturar essa medida para que tenha significado ao colaborador e/ou parceiro. Isso dependerá de habilidades interpessoais do gestor e de sua disponibilidade para tal. É importante que cada profissional compartilhe as suas informações, novidades e ideias com a equipe. Novas informações podem ser essenciais para o trabalho em geral e se a informação não é repassada ou somente algumas pessoas detém a informação pode-se prejudicar gravemente o SLA, tempo de atendimento, etc. Cada equipe, se houver a divisão por especialização no Back Office, deverá determinar um sistema de interação por meio de uma ferramenta de "instant messaging", por exemplo, o Office Communicator, Spark, entre outros. Com essas ferramentas de comunicação, será possível tirar dúvidas rapidamente sem ter que abandonar a sua parte do processo. Na área de Back Office o trabalho em equipe é fundamentalmente importante. No gestor estas capacidades são essenciais, visto que deve envolver a equipe, estimulando a cooperação a um objetivo comum.


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