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tipos de fundo de investimento

tipos de fundo de investimento

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC Também conhecido como Fundos de Recebíveis destina-se exclusivamente a investidores qualificados e pode ser constituído sob a forma de condomínio aberto (com resgate de cotas) ou fechado (sem resgate de cotas).  Direitos creditórios são direitos, e também títulos representativos de direitos, originados por contratos mercantis de compra e venda de produtos, mercadorias e/ou serviços. Exemplos: 1) O contrato de crédito consignado firmado entre o banco comercial e um cliente é cedido ao fundo, de maneira que seus cotistas serão remunerados pelo pagamento das parcelas devidas pelo cliente do banco, conforme previsto no contrato de concessão do crédito; 2) A companhia X vende à empresa Y um produto, o qual será pago em sucessivas prestações mensais. X cede ao fundo os direitos de receber os créditos detidos contra Y por conta da venda, de modo que os cotistas serão remunerados pelo pagamento das prestações mensais. Fundo de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC-PIPS Destinado exclusivamente a investidores qualificados, seus recursos visam predominantemente à aplicação em direitos creditórios no âmbito do Programa de Incentivo à Implementação de Projetos de Interesse Social, projetos e/ou programas que tenham sido aprovados pelo Governo Federal, destinados à criação e a implementação de núcleos habitacionais que tornem acessível moradia para segmentos populacionais de diversas rendas familiares. Fundo de Investimento em Participações - FIP Também conhecido como Private Equity, é destinado exclusivamente a investidores qualificados e deve ser constituído sob a forma de condomínio fechado. Seus recursos são destinados à aquisição de ações, debêntures, bônus de subscrição e outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão de companhias abertas ou fechadas. Tais aquisições devem propiciar ao fundo participação no processo decisório da companhia investida, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão. Fundos Mútuos de Investimentos em Ações de Sociedades Incentivadas Deve ser constituído sob a forma de condomínio fechado, com recursos destinados à aplicação em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, composta, no mínimo, de 70% de: 1) Ações de emissão de sociedades beneficiárias de recursos oriundos dos incentivos fiscais. 2) Certificados de investimentos dos Fundos FINOR, FINAM, FISET e FUNRES. 3) Ações de sociedades incentivadas adquiridas no Mercado Secundário.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.




marketing: valor e satisfação

marketing: valor e satisfação

As ações de marketing buscam identificar necessidades, desejos e demandas para se conceber produtos que possam satisfazer as necessidades da população e das organizações que estão inseridas na sociedade. Essa afirmação é de grande significado e evidencia a importância e necessidade de se debater o que é a tão buscada satisfação e a relação que ela apresenta com as atividades de marketing. Conceitualmente, definir o que é satisfação não é um processo difícil. Sem mesmo aprofundar a reflexão, possivelmente qualquer pessoa que for perguntada sobre o que é satisfação irá dar uma resposta coerente com a definição, pois satisfação é uma condição que está relacionada diretamente com as nossas experiências do cotidiano, afinal, quase sempre estamos satisfeitos ou insatisfeitos em relação a alguma coisa, como relacionamento, trabalho, escola, governo e assim por diante. Portanto, estar satisfeito ou não é resultado de uma experiência, de um contato do indivíduo com um determinado bem ou serviço sobre o qual ele criou expectativas que foram, ou não, supridas. Necessariamente para ocorrer satisfação ou insatisfação é preciso haver esse contato do indivíduo, caso contrário ele não possuirá elemento de referência para tal. Agora para estimular o contato com um determinado produto ou serviço é fundamental fazer com que os indivíduos percebam valor em relação àquilo que lhe está sendo ofertado, senão eles buscarão outras opções, ressalvados os casos em que não há alternativas às ofertas apresentadas, como acontece com alguns produtos oriundos de organizações públicas e de suas concessões. Segundo Kotler e Keller (2006, p. 23), o valor “[...] reflete os benefícios e os custos tangíveis e intangíveis percebidos pelo consumidor [...]”, o que na verdade representa a realização de uma equação que nem sempre é objetiva, na qual são ponderados de um lado os benefícios e de outro os custos associados a ele e percebidos. Se após tal equação predominar os benefícios, pode-se dizer que há valor, agora se predominar os custos pode-se dizer que não há valor. Para Kotler e Keller (2006), “A oferta será bem-sucedida se proporcionar valor e satisfação ao comprador alvo [...]”. Conforme já citado anteriormente, em algumas organizações públicas a percepção de valor pouco influenciará ou até mesmo não influenciará a demanda por seus bens ou serviços, mas, em contrapartida, essa percepção influenciará na satisfação do consumidor em relação a eles.




gestão dos recursos de projetos

gestão dos recursos de projetos

Todo projeto necessita de recursos para poder ser desenvolvido, sejam os materiais ou humanos. Para cada atividade são designados os recursos necessários, tais como as matérias-primas, ferramentas às mais variadas possíveis, e necessariamente, as pessoas envolvidas para execução das tarefas. Em virtude da multiplicidade de atividades que envolvem cada projeto em si, vamos ver de forma mais específica, os recursos humanos. Quando elencamos as partes humanas envolvidas, estamos tratando da equipe de trabalho, os clientes, os patrocinadores e demais envolvidos. Permeando todas essas vertentes está o gerente do projeto que deve atender e saber lidar com todos os envolvidos. A parte que está constantemente sob a custódia e responsabilidade do gerente é a equipe de trabalho. Vejamos detalhes a cerca da equipe do projeto. Desenvolvimento da equipe O desenvolvimento da equipe do projeto deve fomentar as competências individuais e de grupo para elevar o desempenho do projeto. Estes processos interagem entre si e com os processos das demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos, dependendo das peculiaridades do projeto.O trato com pessoas precisa seguir algumas diretrizes: • Liderança, comunicação e negociação; • Delegação, motivação, instrução, assessoramento e outros assuntos relacionados ao trato com indivíduos; • Desenvolvimento de equipe, tratamento de conflitos, e outros assuntos relacionados ao trato com grupos; • Avaliação de desempenho, recrutamento, retenção, relações de trabalho, regulamentações de saúde e segurança e outros assuntos relacionados à administração da função de recursos humanos. A equipe responsável pela seleção de pessoal e contratação de mão-de-obra necessita atentar-se quanto às características das equipes, para compor de forma coerente as frentes de trabalho. Essas relações de trabalho podem ocorrer em diversos projetos ou somente a um projeto em específico. A característica temporária de um projeto pode fazer com que a equipe de trabalho seja igualmente temporária, o que exige da gerência o apuro na sua formatação. Montagem da equipe A montagem da equipe envolve conseguir que os recursos humanos necessários (indivíduos ou grupos) sejam alocados ao projeto. Em algumas situações, os recursos mais indicados podem não estar disponíveis, e a equipe de gerenciamento do projeto deve atentar-se, para garantir que os recursos que estão disponíveis atendam os requisitos do projeto.Principais etapas da montagem da equipe:Negociação As negociações acontecem em diversos níveis e em momentos distintos. Essa ação pode acontecer em detrimento de situações que se sucedem no decorrer do projeto. Cabe ao gerente a atribuição para saber intervir nesses momentos, seja com seus superiores na hierarquia de trabalho, ou com seus subordinados. Os motivos são os mais variados possíveis, passando desde custos e prazos, até relacionamentos ou provisões futuras. As habilidades de persuasão sobre a equipe desempenham um papel importante na negociação das alocações de pessoal, assim como as políticas das organizações envolvidas. Contratação Muitas vezes não existe a quantidade ou qualidade suficiente de recursos disponíveis, para a execução das atividades do projeto. Nesses casos, o gerente deve ter a noção prévia da necessidade e saber distribuir corretamente no cronograma de atividades o recurso necessário. Alocação Esse fator é relevante para que as atividades sejam desempenhadas de forma satisfatória. São necessárias ações para que a equipe seja alocada em número e qualidade suficiente para realização de cada serviço. Existe igualmente a possibilidade de essa alocação ser reconfigurada conforme a necessidade, podendo ser redirecionada dentro do projeto.Relacionamento É uma necessidade, intrínseca ao andamento do projeto, entre todos os membros da equipe do projeto e outras partes envolvidas. A relação pode ser formal ou informal, muito detalhada ou geral, dependendo das necessidades do projeto.Aprimoramento da equipe na gestão dos recursos A equipe de trabalho pode requerer aprimoramento e treinamento em determinadas situações, para que possa desempenhar etapas dentro do processo. Cabe à organização prover recursos e possibilidades para que o devido estudo possa ser realizado. As competências da equipe estão diretamente ligadas à qualidade dos serviços, portanto, cabe uma atenção especial para que a equipe obtenha tal aprimoramento sempre que a necessidade se fizer presente. Pode ser desde reuniões, cursos e especializações.




adam smith e david ricardo

adam smith e david ricardo

Adam Smith   Teoria da Vantagem Absoluta A referência é o local com características mais favoráveis à produção de determinada mercadoria: cada país deve concentrar-se em produzir somente as mercadorias que apresentar melhores condições de fazê-lo. David Ricardo   Teoria da Vantagem Comparativa A referência é, além do local com características mais favoráveis à produção, também a garantia de uma balança comercial equilibrada entre os países, denotando uma preocupação com a continuidade da relação comercial: cada país deve concentrar-se em mercadorias que apresentem maior vantagem absoluta e menor desvantagem comparativa entre si.


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