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Trazendo o DNA despojado da marca para o visual masculino, a Bermuda Pacific Blue Florida é uma das ...

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tipos de lideranças

tipos de lideranças

Veja os 4 principais tipos de Lideranças: 1. Liderança Coaching Este tipo de líder sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. 2. Liderança Autocrática Este líder autoritário enxerga os colaboradores mais talentosos como concorrentes ao seu posto, e mantém uma postura de defesa em relação a estes. Assim, cria um ambiente de trabalho onde os profissionais são cobrados excessivamente. 3. Liderança Participativa O líder com esse perfil sabe conduzir, ensinar, delegar e acompanhar o trabalho de seus colaboradores, e em muito se assemelha com a Liderança Coaching, pois este modelo participativo compartilha seus conhecimentos para que estes se desenvolvam e tenham mais autonomia e confiança para realizar suas tarefas. 4. Liderança Liberal Este líder precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução, cometam erros sem correção e com isso culmine em menor desempenho e queda de produção para a empresa.




a promoção do produto pela comunicação de massa

a promoção do produto pela comunicação de massa

O primeiro passo é diferenciar adotantes escolhidos como alvo enquanto massa e indivíduo. Para os adotantes enquanto massa, a técnica mais eficaz é recorrer às comunicações de massa. Para os adotantes escolhidos como alvo enquanto indivíduo, o mais indicado é uma abordagem direta, que inclua tanto as comunicações seletivas (correspondência direta e telemarketing), quanto comunicações pessoais (comunicação de viva-voz e de e uma pessoa para outra). Mas, afinal, qual é a função distintiva da comunicação de massa? É informar e convencer, num determinado prazo, o maior número possível de adotantes escolhidos como alvo de como o produto social atende a suas necessidades e de como ele consegue isso melhor que os produtos alternativos.




criatividade (artigo: criar atividade em vendas)

CRIAR ATIVIDADE EM VENDAS
JB VILHENA
“É função do homem criativo perceber as relações entre os pensamentos, ou coisas, ou as formas de expressão que podem parecer diferentes, e ser capaz de combiná-las de novas maneiras - é o poder de conectar o que aparentemente não seria possível”
William Plomer
Pessoas que lidam com grupos de vendedores já estão cansadas de ouvir todos os dias a seguinte cantilena: nossos produtos são commodities e por isso a única maneira de vender mais é baixando o preço. Mais ainda pior é o fato que muitos gerentes de vendas acabam por concordar com essa idéia e passam a “administrar descontos” ao invés de gerenciar os vendedores. Foi pensando sobre esse assunto que, ao me deparar com a frase do Willian Plomer, pude perceber que a criatividade está cada vez mais em falta na área comercial. É claro que não podemos ignorar que existem forças que acentuam uma certa convergência para a commoditização. Atividades como benchmarking; lean manufactoring; best practices e outras expressões que fazem a felicidade dos consultores são cada vez mais utilizadas. Na medida que todas essas idéias ressaltam a importância de copiar o que os outros fazem melhor do que nós, acabamos nos tornando cada vez mais parecidos uns com os outros. Sem sombra de dúvida isso aumenta a complexidade das vendas. Mas há um poderoso “antídoto” para esse mal. E o tratamento começa com a compreensão de que o importante não é simplesmente vender. É fundamental que saibamos gerenciar as decisões de compra de nossos clientes. E o que isso significa? Resumidamente poderíamos dizer que nós é que teremos que nos adaptar ao sistema de compras dos outros. Mas como poderemos conseguir essa adaptação? É muito simples: sendo criativos e aprendendo a usar nosso raciocínio intuitivo. Muitos autores confundem intuição com acaso fortuito. Isso significa que muitas pessoas pensam que o raciocínio intuitivo é uma espécie de dádiva divina, com a qual Deus premia alguns e pune a maioria. Isso é um absurdo. O pensamento intuitivo nos leva a recombinar coisas, estabelecer relações onde elas aparentemente não existem, buscar soluções que parecem impossíveis. Se há alguns anos te convidassem para gerenciar um sistema de lavagem rápida de automóveis em um lugar onde não existisse água em abundância você provavelmente não aceitaria, não é mesmo? Pois veja o sucesso do sistema “dry wash” (lavagem a seco) disponível na maioria dos shopping centers do Brasil. Meu saudoso padrinho José Fernando foi pioneiro na venda de cemitérios parque no Brasil. Ainda me lembro como ele contava rindo que, quando anunciou que abandonaria uma bem sucedida carreira na área jurídica para vender túmulos, toda a família arrepiou-se de medo e pena, achando que ele estava ficando doido. (...) Pense nisso e boas vendas…

JB VILHENA, é Presidente do MVC, Professor dos MBAs da FGV, Autor do Livro negociação e Influência em Vendas.

Fonte: Instituto MVC

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Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.




sintonia colaborador & organização: um método eficaz

sintonia colaborador & organização: um método eficaz

Neste nosso cenário atual de profunda transformação nas relações de trabalho, observamos uma intensa busca das empresas por novas formas de gestão que valorizem o capital humano.

Estas novas possibilidades e modelos de trabalho se chocam com antigos paradigmas resultando em conflitos e em ambientes de trabalho que não proporcionam as bases para desenvolvimento do capital humano.

O objetivo de qualquer organização é chegar a um Diferencial Competitivo e a uma Alta Performance. No entanto, o que as empresas fazem para tal? E o que busca este novo profissional, que já vem especializado e preparado?

Uma possível resposta: Este novo conceito de empresa se baseia num novo modelo de liderança. O líder que carrega consigo os ideais de uma empresa mais próxima do ideal, possui uma atuação que abrange as dimensões transformadoras e educadoras. A empresa possui missão e valores claros e compartilhados. Dessa forma, o colaborador se sente como um elemento participante do processo organizacional e conhece profundamente seu papel fundamental e importante na empresa. Aí reside o contentamento no trabalho. A empresa fomenta a conexão entre os colaboradores de uma forma estruturada e cria um ambiente de confiança e bem-estar.

Um profissional, ao se defrontar com este tipo de organização chega a conclusão de que, finalmente, encontrou o que sempre buscou e que todo o investimento e tempo em sua formação valeram a pena.

Este novo modelo de gestão não pretende ignorar os conflitos, mas favorecer os aspectos de comunicação transparente e aprendizado com continuidade. Isto sim gera prosperidade perene e chega aos objetivos de toda empresa citados anteriormente: Diferencial Competitivo e Alta Performance.

 


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