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avaliando uma oportunidade

avaliando uma oportunidade

Saber se uma oportunidade é realmente viável, não consiste em tarefa fácil, e envolve diferentes fatores, dentre eles o conhecimento do assunto ou o ramo de atividade em que a oportunidade está inserida, seu mercado, os diferenciais competitivos do produto/serviço para a empresa, dentre outros.Mercado Os mercados de maior potencial e que possam trazer bom potencial de crescimento são os mais atrativos para a criação de novos negócios, pois possibilitam o crescimento rápido na participação de produto ou serviço e o estabelecimento de uma marca forte, já que existe maior demanda por parte dos consumidores. Deve-se também atentar para a estrutura desse mercado, mas especificamente para as seguintes características, tais como: • Número de competidores; • Tipos de produtos e serviços que se encontram no mercado; • O potencial de compradores; • As políticas de preços dos concorrentes, dentre outros. A realidade da evolução do sistema de empreendedorismo no Brasil demonstra que cada vez mais se necessita preparar os acadêmicos para o empreendedorismo, desvinculando a tônica de que para se realizar deve-se galgar um bom emprego. Durante os últimos anos, o mundo, a economia e o mercado de trabalho têm mudado rapidamente, exigindo uma resposta inovadora por parte das instituições educacionais.Análise econômica Torna-se necessário que se faça uma criteriosa análise das reais possibilidades de retorno econômico do empreendimento, pois não adianta simplesmente ser líder de mercado se o retorno financeiro não compensar o esforço empreendido. Conforme destaca Dornelas (2005) muitas vezes é preferível ser o segundo ou terceiro em outro mercado que traga mais compensação financeira ao empreendedor, do que ser líder num mercado com estrutura cara, altos custos de manutenção e pequenos lucros. Mathias (2008) ressalta que a decisão em investir muito dinheiro em negócios que proporcionam pouco retorno e demoram alguns anos para recuperar o investimento inicial pode ser considerada uma decisão errada. Em qualquer negócio, quando se faz uso da criatividade, é possível obter um grande negócio, sempre com possibilidades de crescimento e retornos consideráveis.




smartplate: o prato inteligente que te avisa quando é hora de parar! =)

smartplate: o prato inteligente que te avisa quando é hora de parar! =)

Imagine a cena, você acabou de chegar de mais um dia de trabalho e está prestes a devorar o seu jantar tão esperado, quando de repente, o seu prato começa a te avisar que você está comendo além da conta! Já pensou? rs

Pois é! O aplicativo SmartPlate é a nova invenção da startup Kickstarter que fica na Filadelfia, e que criou o prato inteligente que analisa o que você vai comer. Curioso, né? Eu li que o objetivo do aplicativo é ajudar você a manter a linha, ou seja, controlando as suas porções e ingestão de calorias diárias. E que ao registrar essas informações, você passe a tomar decisões mais inteligentes e saudáveis no seu dia a dia. Gostei disso! Como funciona Olha só que interessante, o app traz três câmeras digitais e tecnologia de reconhecimento de imagem, que identifica o que está na superfície do seu prato, e já na sequência envia pra você todas as informações sobre  a comida, assim como valores  nutricionais, calorias, incluindo o peso. Apesar de existirem aplicativos hoje em dia que já permitem que as pessoas registrem suas refeições, como é o caso do MyFitnessPal, o diferencial do SmartPlate é que ele recolhe todos esses detalhes da sua comida automaticamente. Outra curiosidade, é que o aplicativo é tão inteligente que  diferencia de forma impressionante entre pão integral e pão branco, por exemplo, assim como, arroz branco  integral, etc. Legal, né? Ahh! O app está disponível para iOS e Android, e para usá-lo você precisar estar conectado à internet. Dá uma olhadinha no vídeo que eu separei pra você ter uma ideia de como ele funciona:

E aí, o que você achou deste novo aplicativo? Conta pra mim!




líder coach e seu modelo de gestão

líder coach e seu modelo de gestão

Para que a equipe conquiste todos os recordes de excelência, é extremamente necessário que se proporcione o desenvolvimento das suas competências para lidar com os desafios presentes no percurso até a conquista. Para que se alcance o resultado esperado, o líder deve continuamente avaliar sua atuação. Ou irá dirigir suas ações para o aprendizado de sua equipe ou apenas para torná-la obediente. Assim, torna-se clara a existência de dois modelos de gestão que podem se caracterizar em Gestão Antiga e Gestão da Alta Performance. Ambas são subdivididas e descritas abaixo. Entenda melhor: Gestão Antiga - Gestor dita regras e tem as respostas Reconhecidamente esse modelo é o mais centralizador e gerador de dependência. O gestor busca a identificação com uma personalidade expert, que domina todas as respostas para solucionar qualquer problema que houver no caminho. Mas, na realidade, sozinho esse gestor não consegue resolver nada, fica estagnado dependendo de sua equipe, ao mesmo tempo, a equipe não se mobiliza para tentar encontrar soluções porque acredita que depende dos comandos do gestor, que se caracteriza como alguém que apenas dá ordens e espera obediência. Essa dinâmica impossibilita qualquer via de mudança, crescimento ou melhorias, pois as ações se perpetuam no sistema que mantém todos, principalmente a equipe, em um estado bastante infantilizado.Comando e controle Assim como ocorre na rotina do sistema militar, na gestão antiga o gestor se caracteriza por uma excessiva determinação em apenas dar ordens e exigir que elas sejam executadas o mais rapidamente possível, sem qualquer questionamento e da maneira que ele considera a mais adequada. Caso ocorra o questionamento de um membro de sua equipe, esse comportamento é entendido como sendo de “enfrentamento” ao poder do gestor, como uma insubordinação à hierarquia já instaurada.Gerencia tarefas O gestor focaliza todas as atenções para a execução do projeto planejado. Nada pode desviar as ações do grupo. Nesse sentido, qualquer atrito pessoal, conflitos ou desavenças entre os membros de sua equipe são ignorados, pois não podem perder tempo tentando resolver questões pessoais diante de uma meta profissional a ser cumprida. O problema da dificuldade de relacionamento da equipe não é do gestor, pois ele acredita que o grupo está sendo pago para realizar determinada tarefa e é isso que deve ser feito, como vai ser feito e os problemas interpessoais presentes nesse caminho, é de responsabilidade única da equipe, não da figura do gestor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.




líderes nas crises: 10 características principais

A crise financeira global tem identificado algumas diferenças nos estilos de liderança. Estilos daqueles que estão designados para lidar com a crise financeira global, desde o Presidente Americano ao Ministro da Fazenda da Islândia, são significativamente diferentes. Muitas perguntas vêm à mente: Um estilo é melhor que o outro? Quais são as características comuns a todos eles? Qual estilo parece ser mais adequado a cada ambiente específico? A história da crise financeira não está sendo descrita na íntegra. Quando ela for contada no futuro, será uma história de sucessos e fracassos das lideranças. Aqueles próximos do colapso já oferecem informações de que várias das instituições plantaram a semente de sua destruição naqueles escolhidos para ocupar posições de liderança. Outras histórias identificam indivíduos cujas organizações sobreviveram justamente em função de sua corajosa e cautelosa liderança. Esta pode ser a crise mais volátil e profunda já enfrentada pelos líderes. Desde a Grande Guerra Mundial as organizações e o mundo têm enfrentado crises profundas. Ao observarmos o comportamento de liderança de líderes bem sucedidos, 10 características se destacam:
  1. Ver as coisas como elas são. Os grandes líderes vivem à frente da realidade. Eles reconhecem os eventos e seus significados e não fogem das conseqüências do que conseguem visualizar. A integridade intelectual é um dos principais componentes de seu DNA; eles pensam no que é melhor para a organização, e não em ganho pessoal.
  2. Estratégia e detalhe. Eles também são capazes de enxergar o cenário completo, o todo. Eles podem ver todas as partes móveis e distinguir entre causa e efeito. Eles vão abaixo dos 30 mil pés e podem ir fundo nos detalhes sem se deixar envolver. Conseguem atingir um nível de conhecimento bastante elevado sobre a situação. Esta habilidade pode aumentar ainda mais sua capacidade de enxergar o problema realisticamente.
  3. Múltiplas opções. Após terem identificado os problemas, eles estão dispostos a considerar múltiplas abordagens para sua resolução. Inicialmente, juntam-se a outros em sessões de “brainstorming” para explorar possíveis soluções sem julgá-las, mesmo quando já tiverem uma solução favorita em mente. Eles possuem confiança suficiente para reconhecer e aceitar quando sua maneira não é a melhor.
  4. Determinação. Tomar para si a solução significa ser determinado. Quando sentem ter ouvido a melhor opinião estão dispostos a tomar uma decisão. Grandes líderes farão uso de uma combinação entre dados em tempo real e seu “instinto”; sabedoria acumulada ao longo de anos de liderança. Quando tomam uma decisão sabem que precisam “vender” a idéia às partes interessadas e trabalham incansavelmente para garantir que a resistência não bloqueie a eficácia da decisão.
  5. Colaboração. Os grandes líderes tomam o problema para si. Eles compreendem, porém, que uma solução em longo prazo requer a opinião e o envolvimento de muitos interessados. Eles identificam tais pessoas e trabalham junto a elas na busca por uma solução eleita pela maioria e com a qual podem lidar.
  6. Ouvir opiniões impopulares. Líderes mal-sucedidos escutam somente àqueles que concordam com eles e geralmente encorajam o pensamento unidimensional. O bem sucedido líder de crise busca indivíduos que têm uma diferente perspectiva sobre um determinado assunto. Eles incluem indivíduos com os quais possam discordar e cujos conselhos podem ser contrários àqueles de seus conselheiros mais próximos.
  7. Calmos, corajosos e positivos. Eles têm um senso de urgência e se mantém equilibrados. Reconhecem que uma organização, um país ou até mesmo o mundo está lhes observando e têm ciência de que a forma como se apresentam oferecerá sinais não verbais a tais expectadores. Eles são portadores de más noticias quando preciso e o fazem de forma a evitar o pânico e a oferecer um nível realista de esperança sobre o futuro. Acima de tudo, são corajosos o suficiente para tomar decisões que acreditam ser corretas, independente delas serem ou não as mais populares.
  8. Assumir riscos em face de outros riscos. As crises geralmente posicionam o líder frente a frente com um conjunto de situações com as quais ele ainda não teve contato. Existem perguntas cujas respostas são desconhecidas por ele. Coletar pontos de vista contrários de pessoas com as quais discordam, mas respeitam, geralmente significa que podem criar soluções inéditas e cujos resultados podem ser desconhecidos. Contudo, caso seja a melhor solução, esse líder está preparado para assumir o risco calculado.
  9. Regra dos 80%. Os líderes certamente querem adotar o conjunto certo de decisões. Grandes líderes estão cientes de que nem sempre disporão de todas as informações que gostariam. Eles sabem que tomar uma decisão imperfeita pode, muitas vezes, ser melhor do que não tomar decisão nenhuma. Mesmo quando a decisão precisa ser “melhorada” antes de ser implementada, sentem-se à vontade para tomá-la.
  10. Prepare-se para admitir erros. Líderes corajosos que assumem riscos calculados irão, indubitavelmente, cometer erros em algum ponto. Crises profundas demandam constante tomada de decisões. O volume de decisões necessárias em crises multifacetadas é quase uma certeza de que nem todas as decisões estarão 100% corretas. Grandes líderes estão preparados para admitir seus erros.
Nem todo líder apresentará todas as dez características na mesma proporção; alguns serão mais fortes em uma área específica do que os outros. Entretanto, a maioria dos líderes bem sucedidos na gestão de crises profundas serão possuidores de quase todas estas características. As dez características podem lhe oferecer um meio de auditar até mesmo as suas crises pessoais. Ao invés de utilizá-las para avaliar outra pessoa dentro da organização, veja as coisas como elas são. Avalie sua própria liderança na gestão de crises. Se tiver dúvidas sobre sua objetividade, peça a opinião de outras pessoas. Mais especificamente, inclua aqueles cujos pontos de vista diferem do seu.
Pat Rowe, é sócio-gerente da “The Rowe Partnership” Fonte: Instituto MVC

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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